Siga e compartilhe

Você é pré-diabético? Veja algumas dicas para prevenir a diabetes

diabetes-doenca-prevenção

diabetes-doenca-prevenção

A diabetes Tipo 2 é uma doença muito perigosa, especialmente devido aos inúmeros problemas de saúde que ela pode causar, entre elas , doenças cardíacas e renais, cegueira e outras complicações na saúde. Até que a cura seja encontrada, as pessoas que possuem esta doença têm que tomar cuidado com o que comem, medir o açúcar no sangue constantemente, tomar medicação diariamente e adotar um estilo de vida mais saudável, incluindo atividade física regular.

Milhões de pessoas têm pré-diabetes, ou seja, tem tendência a evoluírem para a Diabete tipo 2, e essas pessoas precisam ter cuidado redobrado. O Pré-diabetes ocorre quando os níveis de glicose no sangue estão acima do normal, mas não o suficiente para a pessoa receber o diagnóstico de diabetes.

 

No entanto, essas pessoas com pré-diabetes além do risco de diabetes também tem um maior risco de doença cardíaca e outras complicações. Para saber se você tem predisposição para a diabetes ou seja, é uma pessoa pré-diabética, basta ver se você se enquadra nos fatores de risco abaixo:

– Peso acima do normal
– Histórico familiar de diabetes
– Idade superior a 45 anos
– Ocorrência de diabetes gestacional (diabetes durante a gravidez)
– Presença de pressão alta ou colesterol

Para constar se a pessoa é portadora de pré-diabetes, basta fazer um exame chamado Pós-Prandial, que consiste na medição da glicose. Se os níveis de glicose estiverem entre 100 mg/dl e 125 mg/dl em jejum ou entre 140 e 199 mg/dl, após uma refeição, especialmente após o almoço, então a pessoa é pré-diabética.

Lembre-se que pequenas mudanças produzem grandes resultados. O pré-diabetes e diabetes tipo 2, muitas vezes podem ser prevenidas. Diferentes estudos mostram que a redução do peso corporal em 5 a 10%, além de atividade física regular e estilo de vida saudável, podem reduzir os riscos de diabetes em mais de 50%.

Portanto, a chave para prevenir diabetes tipo 2 é alcançar um peso saudável. E o truque para perda de peso a longo prazo é uma dieta saudável e exercício físico regular. Sempre consulte seu médico antes de iniciar um programa de exercícios. Experimente estas dicas para começar com exercícios fáceis:

– Faça uma caminhada curta nas horas que tiver disponível como antes de ir trabalhar, durante a pausa para o almoço e depois do jantar.
– Faça musculação leve todos os dias, alternando com a caminhada.
– Faça flexões nos intervalos comerciais de seus programas favoritos.

Se você é pré-diabético, quanto mais cedo começar um tratamento, mais chances terá de manter o fantasma da diabetes tipo 2 bem distante de você. E pra isso, a alimentação tem também um papel fundamental. Procure sempre manter umadieta saudável e equilibrada, rica em cereais, frutas e vegetais.

Evite carnes em excesso, alimentos industrializados, processados, feitos à base de farinha refinada, doces, laticínios gordos, etc. Diabetes não tem cura, mas pré-diabetes sim! Basta tomar as devidas precauções e adotar hábitos alimentares e estilo e vida saudáveis. Informação é a chave para o seu sucesso!

Faça sua Avaliação

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votes, average: 3,00 out of 5)
Redes Sociais

Faça seu Comentário