Siga e compartilhe

Transtornos alimentares: Compulsão, Bulimia, Ortorexia & Anorexia

Transtornos-alimentares-e1366731787909

Transtornos-alimentares-e1366731787909

Os distúrbios alimentares são um mal do nosso século. Nunca antes houve tamanha proporção de uma epidemia generalizada e globalizada de doenças, síndromes e distúrbios envolvendo a alimentação. As causas são variadas e vão desde o descaso na criação de uma criança à busca desenfreada pela obtenção de um corpo vendido em propagandas e divulgada pela mídia como perfeito. Conheça um pouco mais sobre alguns tipos de transtornos ligados à alimentação e aprenda a identificá-los:

Compulsão Alimentar

Nada mais é que um dos setes pecados capitais: A Gula. É a mais difícil de ser tratada porque pode vir junto à outros tipos de distúrbios alimentares. O indivíduo que sofre de compulsão come sem vontade, sem prazer, ingere o alimento por ingerir, sem necessidade ou vontade daquilo. É igual a um vício. Para tratar é necessário acompanhamento de um nutricionista  e em alguns (maioria) dos casos de um terapeuta também.

Anorexia

Talvez o transtorno mais grave – se é que pode-se mensurar qual tipo o é realmente mais nocivo à saúde – a anorexia consiste na abstinência da comida, parcial ou totalmente. Por mais que emagreça o anoréxico sempre enxerga-se de forma diferente. Não raro pode levar à morte. É necessário acompanhamento psicológico e nutricional.

Bulimia nervosa

É o oposto da anorexia. O indivíduo com esse transtorno come, geralmente em demasia e exageradamente, mas depois coloca o alimento para fora induzindo ao vômito, utilizando-se de supositórios, laxantes, diuréticos e  malhando  ou exercitando-se compulsivamente.  Também mostra-se necessário  acompanhamento psicológico e nutricional.

Ortorexia

Um dos transtornos mais recentemente diagnosticados. É realmente um fruto dos novos tempos. Trata-se do indivíduo obcecado pela alimentação saudável. Qual o problema então?  Toda obsessão é uma forma de fanatismo. E a pessoa prende-se a uma dieta restritiva que pode comprometer o fornecimento de nutrientes, vitaminas e aminoácidos essenciais ao corpo. É necessário acompanhamento psicológico.

 

Fonte: http://socializetudo.com/transtornos-alimentares-compulsao-bulimia-ortorexia-anorexia/

 

Faça sua Avaliação

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Redes Sociais

Faça seu Comentário