Siga e compartilhe

Por que os anabolizantes prejudicam a saúde?



anabolizantes.dietasaude

 

Nos últimos anos, tem crescido consideravelmente a venda de produtos que prometem resultados milagrosos em estética e beleza. Os anabolizantes ou “bombas”, como são conhecidos, têm conquistado espaço num mercado, cujo  público consumidor independe de gênero.  Ou seja,  são utilizados por homens e mulheres que recorrem a estes complementos alimentares a fim de conseguirem resultados rápidos na academia ou mesmo em dietas para redução de medidas. Mas, a maioria dos adeptos aos anabolizantes são do sexo masculino e o fazem na tentativa de ganhar força e massa muscular em pouco tempo.

Os anabolizantes são produzidos à base de testosterona , um hormônio sexual. A testosterona é um hormônio masculino, mas que também é produzido em menor quantidade pelas mulheres. Além do hormônio, a composição desses produtos contém uma infinidade de ingredientes, com destaque para as vitaminas, proteínas e minerais, mas a quantidade destes três elementos importantes, em geral, é muito reduzida. Porém, exceto os hormônios, que são produzidos naturalmente pelo organismo, todos esses nutrientes são encontrados normalmente nos alimentos de consumo diário. Os outros elementos químicos constantes no rótulo, desconhecidos em sua maioria, são os que trazem mais prejuízos que benefícios à saúde.

Os  anabolizantes (ou bombas) prejudicam a saúde porque, entre outros efeitos, podem desregular a função das glândulas que produzem os hormônios sexuais. Por exemplo, a testosterona é produzida normalmente pelos testículos; mas, existe um controle natural que limita essa produção. Logo, toda vez que o hormônio estiver em excesso no corpo, o testículo vai diminuir a sua produção e pode parar de produzi-la se a testosterona  continuar em níveis muito altos. Por isso, um dos efeitos colaterais do uso de anabolizantes é a atrofia (perda da função) dos testículos e a diminuição do desejo sexual.

O problema se agrava porque se uma glândula perde a função, a tendência é o organismo tentar fazer uma “compensação” em outra glândula ou até mesmo num outro órgão do corpo. Com isso, aumentam as chances do surgimento de várias doenças como consequência da “desregulação” hormonal no organismo.


Faça sua Avaliação

Redes Sociais

Faça seu Comentário