Siga e compartilhe

Por que menstruamos ?



por-que-menstruamos

Qualquer mulher certamente irá concordar com isto.
Existe sensação mais desagradável no primeiro e segundo período de menstruação?
E aquele desespero de estar longe de casa, longe de um banheiro decente, longe de um absorvente novinho, e sentir aquela sensação de alagamento de calcinhas e não conseguir fazer nada a tempo??? É quase um alarme de bomba!
você cresceu ouvindo mamãe e vovó ensinando: menstruação é a limpeza do organismo da mulher, é importante menstruar, é saudável etc e tal.
Quer você goste ou não disso, seu corpo não dá bola para o seu estilo de vida, seus planos de viagem e desejos.
Na linguagem médica, “aqueles dias” ocorrem devido à descamação da camada interna do seu útero, o endométrio.
A descamação do endométrio é o mesmo que a menstruação, o endométrio é uma espécie de parede, uma camada interna, que é contituído pelo epitélio cilindrico que reveste o interior do útero, quando é chegada a época de uma nova menstruação ele expulsa os resíduos que não são necessários para o corpo em forma de sangramento, a mulher libera um muco que são os sangramentos que duram em média de dois à cinco de dias, variando de mulher para mulher.
Ele é formado por fibras e quando estimulado possui uma variação em seu tamanho, ele passa por uma fase de regeneração onde ocorre um certo crescimento, é ele que cede o espaço para o feto possa se alojar no útero, através dele é formada a placenta que vai manter a vida e a saúde do bebê, caso não seja gerada uma gestação o endométrio todos os meses vai liberar o sangramento, podendo gerar muita dor que são as cólicas menstruais.
A descamação pode ser dividida em três etapas, sendo que o primeiro é chamado de período proliferativo, o segundo de secretora e quando ocorre o sangramento ele é chamado de menstruação. O endométrio possui uma nutrição através de dois sistemas vasculares, sendo constituído por vasos que fixam nas camadas mais profundas presentes no endométrio, possuem artérias basais que ajudam na nutrição, e vasos espiralados que é o responsável pelas modificações que ocorrem durante o ciclo menstrual.
Mantenha hábitos saudáveis e frequente sempre o ginecologista para que a sua saúde intima fique bem cuidada, qualquer alteração na coloração ou a falta da menstruação deve ser analisada por um médico, cuide bem da sua saúde.


Faça sua Avaliação

Redes Sociais

Faça seu Comentário