Siga e compartilhe

Por que evitar alimentos gordurosos?

O estilo de vida moderno, cada vez mais agitado, influenciou no modo de preparar os próprios alimentos e, com isso, surgiram novos hábitos alimentares. Esses hábitos deram lugar a alimentos prontos para consumo ou de fácil preparo.

Muitos alimentos possuem fatores mutagênicos, ou seja, prejudicam as células humanas e alteram o material genético que existe dentro dela. “Esse processo leva a uma multiplicação celular muito maior do que o normal e, em consequência disso, pode aparecer um tumor”, afirmou um pesquisador da Universidade de Harvard (EUA), recentemente.

Não é exatamente a gordura a principal responsável pelo aparecimento de câncer, e sim a quantidade de calorias que ela agrega ao alimento. Frituras e comidas gordurosas são extremamente calóricas e culminam com o surgimento de doenças degenerativas. Em média, possuem 225 calorias a cada 100 g do alimento. O problema é que a digestão de gorduras é bem mais lenta e exige maior liberação de enzimas digestivas. De um modo mais simples, pode-se dizer que esse é um dos motivos que elas se acumulam mais facilmente nas células. As pessoas engordam com mais facilidade quando o consumo de energia (calorias) é menor que as reservas. Por isso que, em  excesso, esses alimentos provocam obesidade e outros males como o câncer de pâncreas, vesícula biliar, esôfago, mama e rins. Além disso, as células de gordura produzem substâncias inflamatórias e outras que podem causar mutação genética e influenciar no aparecimento do câncer.

 

 

Faça sua Avaliação

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Redes Sociais

Faça seu Comentário