Siga e compartilhe

Os melhores alimentos para evitar doenças do coração.



saude.do.coraçao_Dsaude

Alguns alimentos podem ser úteis na prevenção de doenças que acometem o sistema cardiovascular.  Doenças como a hipertensão arterial (pressão alta), infarto do miocárdio e o surgimento precoce de colesterol nos vasos e artérias estão associados à dietas com alimentos gordurosos e pobres em nutrientes. Por exemplo, nozes e castanhas são calóricas, mas possuem nutrientes e minerais raros que promovem o aumento do colesterol bom (HDL).

Então, na lista abaixo existem alimentos que até possuem gorduras ou óleos, mas com funções terapêuticas que justificam a sua indicação. Todavia, aqueles que estão em dietas de redução de peso devem consumi-los com moderação.

1. Castanha-do-brasil ( antes era conhecida como a castanha do Pará), amêndoas, avelãs, nozes, amendoim e macadâmias são ricos em  proteínas, fibras, selênio, cálcio, ferro, potássio, zinco, vitamina E, ácido fólico e magnésio.

2. Azeite, alho, banana,  aveia, uva escura e chocolate amargo também complementam a ação benéfica na redução da pressão arterial e no fortalecimento dos vasos e artérias, o que ajuda a melhorar as funções cardiovasculares.

3.Alimentos como  a soja, feijão, lentilha, grão de bico e alimentos ricos em fibras, proteínas, vitaminas, minerais e antioxidantes são benéficos ao coração porque ajudam a reduzir os níveis de LDL, o colesterol ruim.

4. Alimentos vermelhos são ricos em licopeno – tomate, assim como na melancia, pimentão, beterraba e goiaba.

5. Peixes: o melhor deles é a sardinha, pois possui maior índice de Ômega 3. O  atum, anchova, truta, arenque e cavala, também são ricos em ômega-3, elemento que auxilia na redução do colesterol ruim (LDL).

 


Faça sua Avaliação

Redes Sociais

Faça seu Comentário