Siga e compartilhe

O que são e como se prevenir dos radicais livres?

Sabemos que os radicais livres protegem contra o envelhecimento celular e que existem alimentos com maior potencial de destruí-los. Mas, o que são e de onde vêm essas substâncias? Radicais livres são compostos originados das reações químicas celulares, como a respiração, por exemplo. Eles têm vida média de milésimos de segundo, mas com potencial de se tornar estáveis, produzindo reações biológicas lesivas e prejudicar o desempenho celular. Quando isto ocorre, as células atacadas “morrem” e, quase sempre, não serão substituídas por outras. Por isto existe a relação entre excesso de radicais livres e envelhecimento celular. Eles são produzidos também em situações de estresse e de sono insuficiente, o que ajuda a entender porque pessoas muito estressadas e que dormem pouco envelhecem mais rápido. Além disso, diminuem a defesa imunológica e ficam mais expostas a doenças.

Mas, não é fácil vencer esses radicais livres, já que fatores exógenos (externos) que acompanham a evolução humana, aumentam o poder dos radicais livres.  O hábito de fumar, a poluição do ar, radiações ionizantes e solares, alimentação gordurosa, choques térmicos e outros são exemplos desses fatores.

 

Os humanos não têm como se livrar dos radicais livres, apenas minimizar os seus efeitos sobre a saúde. E, um dos métodos mais eficientes de prevenção é optar por uma alimentação rica em antioxidantes.

Lista de nutrientes que combatem os radicais livres:

Minerais como cobre, zinco e selênio agem como potentes antioxidantes

Vitaminas A e E e Betacarotenoides.

Bioflavonóides, como a ginkgobilina e a rutina atuam  no equilíbrio do Ferro no organismo.

Pesquisas indicam que nosso corpo é capaz de produzir a Glutationa, uma enzima com propriedades especiais para destruir radicais livres e que está sendo testada também no combate à AIDS.

(ATENÇÃO! Continuação do Artigo em “Alimentos que combatem os radicais livres”)

Faça sua Avaliação

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Redes Sociais

Faça seu Comentário