Siga e compartilhe

O método Pilates ajuda a diminuir a cólica menstrual

colica-como-aliviar

colica-como-aliviar

Alguns confundem cólica menstrual com a famosa TPM (Tensão pré-menstrual); porém, a TPM é um conjunto de sintomas da fase menstrual, do qual, a cólica faz parte. A cólica menstrual ou dismenorréia são as manifestações de caráter doloroso que aparecem no dia anterior ou no primeiro dia de fluxo menstrual. Em algumas mulheres, o desconforto se prolonga durante toda a menstruação.

Mas, além dos medicamentos, algumas alternativas podem ajudar a diminuir os sintomas da dismenorréia. O método Pilates, prática bastante difundida atualmente, compreende uma série de exercícios baseados nos movimentos progressivos que o corpo é capaz  de realizar. A dismenorreia primária atinge 60% das mulheres e em geral, está associada à náuseas, dores de cabeça, cansaço e diarréia. As dores aparecem normalmente no dia anterior ou no primeiro dia de fluxo menstrual desaparecendo no fim da menstruação.

Existem vários tratamentos  para a doença, sendo que o mais comum é o uso de anti-inflamatórios não hormonais, anticoncepcionais orais, acupuntura, etç. Outra forma de tratamento envolve a prática de atividades físicas, pois se acredita que ela melhora o funcionamento dos órgãos pélvicos e extrapélvicos por adequar o metabolismo e prepará-lo para a menstruação.

Assim,  atividades físicas regulares, principalmente o método Pilates, são eficientes na diminuição da dor de cólica porque promovem o fenômeno chamado de analgesia pelo exercício físico, segundo estudos e pesquisas científicas.

Faça sua Avaliação

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Redes Sociais

Faça seu Comentário