Siga e compartilhe

O álcool é realmente um vilão na dieta?

bebida-alcolica-dieta

bebida-alcolica-dieta

Muitas pessoas se perguntam: Bebida alcoólica engorda realmente? Embora, haja muitas divergências sobre esse assunto, a resposta é sim. Álcool engorda e não é pouco não! Não é de hoje que as pessoas relacionam as bebidas alcoólicas com excesso de peso. Tanto, é que existe a expressão “barriga de chopp” e embora muitos estudos digam que o álcool não é tão vilão assim na dieta, não devemos ignorar o fato de que elas possuem muitas calorias.

1 grama de álcool possui apenas 7 calorias. Pode parecer pouco, mas se formos considerar a quantidade de gramas que está em uma lata de cerveja, um copão de chopp, um licor, uma batida, um coquetel ou uma taça de vinho, percebemos que sim, elas são carregadas de calorias, que direta ou indiretamente interferem no nosso peso e na queima de gorduras do nosso corpo.

O álcool interfere no metabolismo

Um dos fatores é a forma como o álcool é metabolizado pelo nosso corpo, afinal o álcool não pode ser armazenado no organismo e por isso é transformado rapidamente em energia para ser queimado. Isso parece ser bom, no entanto, o fato do álcool ser queimado primeiro, faz com que tudo que a gente ingira junto com o álcool, seja armazenado em forma de gordura, propiciando assim o aumento de peso e deixando o metabolismo mais lento.

Em outras palavras: Qualquer alimento que você pode ter consumido naquele dia, que normalmente seria utilizado como energia, entra em fila de espera para que o álcool seja queimado primeiro. E durante essa fila de espera, eles são transformados em células de gordura, estocadas especialmente nas áreas do abdômen, criando a gordura visceral, que é a mais prejudicial para a saúde.

As mulheres ainda sofrem mais que os homens na hora de metabolizar o álcool, pois não possuem uma enzima que ajuda a quebrar o álcool, de modo que só podem metabolizar 10% do álcool, enquanto os homens podem metabolizar cerca de 30%. Talvez seja por esse motivo que os homens geralmente são conhecidos por beber mais do que as mulheres.

O álcool não tem praticamente nenhum valor nutritivo e além disso, muitas bebidas alcoólicas são carregadas de açúcar, o que eleva ainda mais sua quantidade de calorias. Outra característica da bebida alcoólica é o seu poder de abrir o apetite, o que faz com sentimos necessidade de beliscar algo enquanto bebemos, que resultará em um acréscimo de calorias, que infalivelmente resultará em mais gorduras acumuladas e excesso de peso.

O outro lado da moeda

Claro que não precisamos abolir a bebida para sempre. Basta bebermos com moderação bebidas com baixo teor de açúcar e benéficos para a saúde como o vinho tinto, que é rico em antioxidantes que fazem bem ao coração e ainda ajudam a elevar o bom colesterol e reduzir o mal colesterol.

Uma taça de vinho tinto tem cerca de 65 calorias, o que é razoavelmente pouco se formos comparar com uma dose de margarita que tem 600, um martini que tem 250 e uma cerveja que tem 150 calorias. É claro que se uma pessoa bebe regularmente, essas calorias extras acabarão resultando em um excedente, que se não for perdido, ficará acumulado em forma de gordura.

Por exemplo, se uma pessoa acostuma beber cerca de 100 calorias em bebidas alcoólicas diariamente, em um mês serão o equivalente a 3000 calorias. Por isso, a importância de controlarmos a quantidade de calorias e também acharmos uma forma de gastar esse excedente, através de atividades físicas.

Dicas na hora de consumir bebidas alcoólicas

Evite os acompanhamentos na maiorias das vezes gordurosos e calóricos, quando for tomar cerveja por exemplo. Dessa forma, o corpo terá que apenas gastar as calorias do álcool, o que não é problema, já que é a primeira coisa a ser queimada após ingerirmos bebidas alcoólicas.

Evite também bebidas com alto teor calórico, como as que contem açúcares como batidas, licores e coquetéis. A moderação deve ser a chave! Portanto, se achar que se excedeu na bebida, reduza a quantidade de calorias durante a semana, além de reforçar os exercícios físicos para perder o excesso que ganhou no fim de semana por exemplo.

Calorias de algumas bebidas alcoólicas:

1 dose de gim: 60 calorias
1 taça de Champanhe: 110 calorias
1 tulipa de Chope: 180 calorias
1 dose de Conhaque: 125 calorias
1 copo de Margarita: 131 calorias
1 copo de Quentão: 294 calorias
1 taça de Prosecco: 106 calorias
1 dose de Rum: 110 calorias
1 cálice de Saquê: 50 calorias
1 Smirnoff Ice: 240 calorias
1 dose de Tequila: 110
1 dose de Uísque: 120 calorias
1 taça de Vinho branco doce: 173 calorias
1 taça de Vinho branco seco: 107 calorias
1 copo de Vinho Quente: 120 calorias
1 taça de Vinho tinto: 107 calorias
1 dose de Vodca: 120 calorias
1 copo de Cuba Libre: 170 calorias
1 lata de Cerveja 350 ml: 151 calorias
1 Cerveja sem álcool de 355 ml: 89 calorias
1 dose de Aguardente: 115 calorias
1 copo de Batida de frutas com leite condensado: 504 calorias
1 copo de Caipirinha de limão com açúcar: 300 calorias
1 copo de Caipirinha de limão com açúcar (vodka): 310 calorias
1 copo de Caipirinha de limão com adoçante (aguardente): 240 calorias

Faça sua Avaliação

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 3,00 out of 5)
Tags
Redes Sociais

Faça seu Comentário