Siga e compartilhe

Método Pilates: o que é e como funciona



perder.barriga.NP

Joseph Humbertus Pilates criou uma série de exercícios baseados nos movimentos progressivos que o corpo é capaz de executar, atualmente denominado de Pilates.

Essa técnica dinâmica que visa trabalhar força, alongamento e flexibilidade, foi elaborada objetivando manter as curvaturas fisiológicas do corpo priorizando o abdômen como ponto central de força, o qual trabalha constantemente em todos os exercícios da técnica.

O método ainda apresenta vantagens como a melhoria  do condicionamento físico, que ajudam na prevenção de lesões e proporcionam alívio das dores. Outro ponto importante é o fortalecimento das funções cardíacas e respiratórias.

Vários estudos avaliaram o referido método como excelente opção de recurso não medicamentoso para o tratamento da dor em doenças que afetam a coluna vertebral e as articulações, por exemplo.

No início da prática do Pilates, como alternativa de tratamento para alívio de dores no corpo, é importante esclarecimento das técnicas, posturas e respiração, pois estas devem ser utilizadas de forma correta para que o objetivo proposto seja alcançado. Os exercícios são realizados no solo e com bola suíça e variam conforme a necessidade ou o perfil da pessoa.

Em geral, os exercícios são feitos na posição deitada, já que esta posição proporciona diminuição dos impactos nas articulações de sustentação do corpo, principalmente, na coluna vertebral, permitindo a recuperação das estruturas musculares, articulares e ligamentares, o que ajuda a reduzir as dores no corpo.

 

 


Faça sua Avaliação

Redes Sociais

Faça seu Comentário