Siga e compartilhe

Identificando os nutrientes pelas cores dos alimentos

Dieta.e.Saude.Cores.nutrientes

Dieta.e.Saude.Cores.nutrientes

Numa refeição com alimentos “coloridos” há maior chance de ter nutrientes mais variados. Cada alimento possui propriedades diferentes,  mas a função, às vezes, pode até ser específica. E, isto pode variar conforme a cor que possuem. Alguns possuem múltiplas funções, outros, nem tanto. Mas, saber identificar os alimentos funcionais ajuda na escolha e pode garantir melhor resultado na dieta de redução de peso.

Observe as propriedades dos nutrientes conforme a cor que eles apresentam:

Branco: ricos em minerais, carboidratos, vitamina B6: importantes na defesa e no fortalecimento do sistema imunológico.  Ainda possuem minerais como o cálcio e fósforo. Esses minerais essenciais ajudam na formação e manutenção dos dentes, dos ossos, no equilíbrio das funções do sangue e na atividade dos músculos.

Amarelo:  betacaroteno (ou pró-vitamina A) Essa substância é necessária para que haja a conversão da Vitamina A. É um pigmento fundamental para a manutenção dos tecidos e dos cabelos. O betacaroteno também beneficia a visão noturna e atua no metabolismo das gorduras. Contém também a vitamina C, que  fortalece a defesa imune, atua na síntese de colágeno e tem ação antioxidante contra os radicais livres.

Verde: pigmento que define a cor deste grupo de alimentos é a clorofila. Os vegetais folhosos são fontes de vitaminas do complexo B. Além disso, a clorofila dos vegetais ajuda nas funções de outros nutrientes como a vitamina C.

Marrom: são o Grupo das fibras ou alimentos funcionais. Regulam o funcionamento do intestino, previnem a prisão de ventre e o câncer no aparelho digestivo. Nesse grupo, também estão as sementes oleaginosas. Elas são fontes naturais de Selênio e de vitamina E, que juntos, possuem importante efeito antioxidante.

Vermelho
É a cor do licopeno, pigmento parecido com o betacaroteno e age em conjunto com a vitamina C. Atua na prevenção do câncer, diminui a fadiga e o estresse.

Preto ou Roxo

Contêm antocianina, pigmento rico em vitamina B1. Essa vitamina é essencial para a transformação dos carboidratos em energia. A falta de vitamina B1 pode levar à perda de apetite, emagrecimento exagerado e ao enfraquecimento geral do corpo, chamada Caquexia.

 

Faça sua Avaliação

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Redes Sociais

Faça seu Comentário