Siga e compartilhe

Entenda porque a ansiedade faz engordar



estresse_Dieta.e.saude

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A maioria das pessoas que não conseguem fazer dieta ou não alcançam bons resultados reclamam que não conseguiram vencer a ansiedade e, por isso, desistiram da dieta.

Pesquisas afirmam que a ansiedade, se não for controlada, pode mesmo atrapalhar qualquer projeto de vida. E, em termos de dieta, não é muito diferente, pois alguns tentam suprir a ansiedade com comida. Porém, a maior parte dos problemas que causam a ansiedade não são resolvidos com comida. O ideal é comer para o corpo e não para a mente.

Então, como controlar a ansiedade? Por que a ansiedade faz engordar?

Estresse e ansiedade são intimamente relacionados. Ou seja, uma situação leva à outra. Então, pode-se considerar que a ansiedade “faz engordar” porque quando você se estressa, seu cérebro recebe um aviso de que algo está errado. Como forma de defesa, ocorre uma reação no organismo:  o aumento do cortisol, um hormônio que multiplica as células de gordura. Além dessa multiplicação de calorias, o cortisol também descontrola o apetite. Esse descontrole de apetite estimula o desejo por alimentos ricos em carboidratos (massas e pães) e açúcares (doces). A preferência por eles  é porque esses alimentos aumentam a produção de dopamina e serotonina, os hormônios do prazer.

Assim, antes de se submeter à dietas ou a programas de redução de medidas é aconselhável procurar um profissional de saúde e receber orientações adequadas. Ou pelo menos fazer uma avaliação das condições físicas e psicológicas (em relação à dieta…) para que o resultado de seu esforço seja satisfatório. Em suma, sua mente precisa está preparada para seu corpo se adaptar às mudanças e conseguir emagrecer com saúde.


Faça sua Avaliação

Redes Sociais

Faça seu Comentário