Siga e compartilhe

Entenda por que alguns remédios não fazem efeito no seu organismo



Entenda por que alguns remédios não fazem efeitos no seu organismo

A maneira de tomar os remédios influencia bastante na ação destes no organismo. Assim, é fundamental seguir corretamente as orientações médicas e ler a bula, em caso de dúvidas. Em breve publicaremos artigos alertando como o uso de medicamentos afetam o resultado das dietas de emagrecimento. Enquanto isso, veja alguns cuidados importantes sobre a forma de tomar os remédios a fim de alcançar sucesso nos tratamentos.

Veja algumas dicas importantes quanto ao uso correto dos medicamentos:

1. Não se deve tomar comprimidos com leite porque o pH relativamente alto da bebida pode diluir o medicamento e o organismo não conseguir absorvê-lo como deveria. (Só para esclarecimento, a sigla pH significa Potencial Hidrogeniônico. O pH mede o nível de acidez das substâncias). Por isso,  mesmo tendo pouca acidez, o leite pode dissolver o envoltório do medicamento e anular o seu efeito.

2. Cuidado também com as bebidas alcoólicas, pois álcool e remédio não combinam. O álcool pode intensificar a ação dos remédios e causar efeitos colaterais e danos gravíssimos ao organismo. E, certos medicamentos ativam o efeito do álcool e podem causar danos irreversíveis ao cérebro.

3. Alguns remédios não devem ser tomados com alimentos. Em algumas situações, por exemplo, se ingerido junto com a comida, o medicamento pode ter sua absorção reduzida de 30% a 40% ou não fazer nenhum efeito. Um dos motivos que os médicos mandam tomar remédios com estômago cheio é para proteger a mucosa (parede) do estômago e não causar dores. Mas, cada caso deve ser analisado individualmente. Por isso, siga as instruções corretamente.

4. Deve-se tomar o remédio até o fim da prescrição, mesmo depois de não ter mais sintomas. Todo medicamento tem um prazo de ação e uma quantidade mínima que deve ser utilizada para o tratamento. No caso dos antibióticos, o uso por conta própria ou parar de tomá-los antes do prazo prescrito pelo médico leva a formação de bactérias resistentes ao medicamento, o que pode agravar ainda mais a saúde da pessoa.

5. Quem tem alergia não pode tomar qualquer remédio. Os efeitos colaterais podem se tornar mais graves que a doença.

6. NUNCA use medicamento nenhum por conta própria. Nem mesmo um simples analgésico. Analgésicos usados com frequência afetam o funcionamento dos rins e do fígado e ainda podem esconder problemas graves de saúde. A maioria  das doenças, inclusive o câncer, se descobertas a tempo, teriam tratamento mais fácil e seguro.

 


Faça sua Avaliação

Redes Sociais

Faça seu Comentário