Siga e compartilhe

Dietas rígidas podem prejudicar a saúde.

A redução de peso só ocorre quando a quantidade de calorias consumidas é menor que a armazenada pelo corpo. E, dietas rígidas demais  podem ser perigosas à saúde, além de não trazer resultados positivos ou satisfatórios, já que nesses casos, as calorias perdidas muito rápido também podem ser recuperadas rapidamente pelo organismo.

Por isso, o melhor caminho para emagrecer e se manter saudável é realmente a reeducação alimentar e a mudança no estilo de vida. Porém, essas mudanças exigem bastante esforço e determinação.

Mas, por que as dietas rígidas não dão certo?

Vamos tomar como exemplo uma pessoa de 1, 70m de altura e com 80 kg (em situação de  sobrepeso). Nessas condições, o organismo dessa pessoa precisa, em média, de 2200 calorias diárias para realizar funções. E,  ela precisa reduzir calorias para perder peso. Lembre-se que o ganho de calorias vêm da alimentação e a redução pode ser diminuindo os alimentos calóricos ou pela queima de calorias em atividade física. Então,  se ela fosse submetida a um tratamento ou dieta de emagrecimento, no início, ela deveria diminuir, no máximo 30% das calorias.  Mais que isto, o organismo dela pode “estranhar” a situação. Pode ainda não suportá-la e entrar em estresse metabólico e, com isso, vai armazenar bem mais calorias das próximas refeições. Ou seja, ele vai tentar reservar nutrientes para não “sofrer”.

Logo, não adianta forçar o corpo a emagrecer muito rápido. A restrição alimentar deve ser gradual para que o organismo consiga se adaptar às novas condições exigidas. Só assim, o corpo irá se manter usando a energia disponível sem tentar acumulá-la de imediato. Essa adaptação precisa ocorrer aos poucos, de um modo mais natural possível, mas com seriedade e responsabilidade para não prejudicar a saúde.

Todo programa de emagrecimento deve ser cuidadosamente planejado junto com um profissional competente. A avaliação  das condições físicas é fundamental, já que não adianta se submeter a um tipo de dieta sem ter condições de segui-la corretamente.

É preciso analisar bem o planejamento escolhido, optar por alternativas viáveis e reais para não se decepcionar na primeira tentativa de redução de peso. Se não der certo na primeira vez, analise as falhas, corrija-as e tente novamente.

 

Faça sua Avaliação

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Redes Sociais

Faça seu Comentário