Siga e compartilhe

Dieta “zero” de açúcar realmente emagrece?

mel

mel

O açúcar e as gorduras são vistos como os vilões das dietas de emagrecimento.  Doces ou frituras? E os chocolates, que possuem tanto açúcar como gorduras saturadas? Entre os adeptos da boa forma, as opiniões divergem sobre qual deles é mais difícil de resistir.   Talvez até haja empate, já que esses dois elementos ainda se tornam mais tentadores quando é preciso evitá-los. E, mudança nos hábitos alimentares e no estilo de vida não é fácil. Certamente exige-se bastante disciplina e esforço.

Mas, será que os açúcares são mesmo os grandes vilões das dietas? Antes, porém, vale lembrar que  nosso organismo precisa de alguma quantidade de açúcar para funcionar bem. Sem glicose, que é o açúcar do sangue, o corpo não consegue realizar seu trabalho adequado para se manter “vivo” e com todos os órgãos funcionando. Isso ocorre porque o açúcar é uma das principais fontes de energia, isto é, a força que o organismo precisa para realizar as funções vitais.

Mas, como isto funciona? Qual a relação entre ingestão de açúcar e calorias? Alimentos ricos em  carboidratos, como doces e massas, são as maiores fontes de açúcar. Mas, a dosagem certa de carboidrato varia entre homens e mulheres e depende de fatores como idade,  peso, altura, atividade física exercida e muitas outras que influenciam na quantidade exigida para cada indivíduo.

Já vimos que o açúcar que vem dos alimentos é utilizado pelo corpo sob a forma de glicose.  Quando há excesso de glicose (ou de gorduras) no organismo, esses elementos ficam guardados para serem usados como fonte de energia. E, se o consumo energético for menor que a oferta, as calorias ficam retidas e ocorre o aumento de peso. A glicose é consumida em todas as atividades que o corpo executa. Por exemplo, enquanto respiramos consumimos glicose. Para caminhar, correr ou realizar qualquer atividade, gasta-se glicose como fonte de energia. Por isso que a prática de exercícios físicos associada à dieta de restrição calórica é tão importante para quem quer emagrecer: enquanto o corpo exercita, as moléculas de glicose que estavam armazenadas vão sendo consumidas. O resultado é a queima de calorias e a redução de peso.

Assim, as dietas “zero” de açúcar só são indicadas para quem tem problemas de saúde, como o Diabetes. Para emagrecer é importante reduzir o açúcar da alimentação, mas não totalmente. Se isto ocorre, a pessoa pode emagrecer muito rápido, mas pode recuperar o peso muito rápido.  Ocorre o chamado “efeito sanfona”, que é prejudicial à saúde.

Além dos exercícios físicos, uma dieta equilibrada, contendo todos os nutrientes necessários, mas na quantidade ideal, é a melhor opção para quem deseja perder peso e se manter saudável.

 

Faça sua Avaliação

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 2,50 out of 5)
Redes Sociais

Faça seu Comentário