Siga e compartilhe

Dieta Vegetariana



dieta-vegetariana

 

dieta vegetariana  é para muitas pessoas um estilo de vida, não são necessariamente pessoas que buscam perder peso (embora seja bastante eficiente para isso). É constituída basicamente de grãos, vegetais, legumes, nozes, sementes e frutas que podem ser preparados de diversas formas.

Inicialmente a dieta vegetariana foi duramente criticada por pessoas que defendiam a necessidade de se ingerir alimentos de fontes animais, porém os anos foram passando e com diversas pesquisas fica cada vez mais claro que uma dieta  vegetariana pode ser nutricionalmente completa e ainda manter todos os benefícios deste tipo de dieta.

Aqui poderá ver diversas informações úteis sobre os principais nutrientes e suas fontes para este tipo de dieta, desta forma podendo montar seu cardápio de forma que fique muito saboroso e nutritivo.

Principais Nutrientes em Sua Dieta Vegetariana!

Quem opta por uma dieta vegetariana pode realmente ficar tranquilo pois os vegetais possuem ótimas quantidades de proteínas, ferro e cálcio. Inclusive estudos recentes demonstram que não há necessidade de fazer conjuntos de vegetais para serem ingeridos na mesma refeição para assim obter mais proteínas, pode manter sua dieta vegetariana normalmente, bastando apenas que tenha uma boa variedade.

Saiba que apenas cerca de 1/5 do ferro necessário é obtido da carne e que derivados do leite são deficientes em ferro, sendo assim a maior parte do ferro de sua alimentação já é naturalmente proveniente de fontes vegetarianas.

Uma baixa ingestão de cálcio de origem em derivados de leite poderia parecer algo difícil de ser reposto, porém poderá encontrar boas quantidades de cálcio em vegetais com coloração verde-escuro, legumes, tofu, leite de soja, amêndoas, figos e algas. Estas além de serem ótimas fontes de cálcio também são muito ricas em diversos outros nutrientes.

O zinco pode ser obtido em grão integrais (que podem ser consumidos como pães, massas e o próprio arroz integral), trigo, tofu, misô, legumes e brotos, nozes e sementes.

Para garantir bons níveis de vitamina D em seu corpo é importante que tome ao menos 10 minutos de Sol ao dia, desta forma seu corpo terá como produzir e armazenar esta vitamina, que geralmente é produzida durante o verão e armazenada para ser utilizada durante o inverno. Uma dica importante é que protetores solares com fator superior a 8 impedem que este processo ocorra.

Uma vitamina que pode ser um problema para quem segue uma dieta vegetariana mais rigorosa é a B12, pois geralmente é obtida em leite e seus derivados e ovos, que não são consumidos por todas as pessoas que aderem a uma dieta vegetariana.

Se realmente não ingere nenhuma fonte natural de vitamina B12 o mais indicado é que converse com seu médico ou nutricionista sobre a possibilidade de fazer suplementação de B12, assim saberá a dose exata que deve tomar desta vitamina para se manter saudável.

Menos Proteínas Pode Representar mais Saúde!

É verdade que uma dieta vegetariana acabará tendo uma menor quantidade de proteínas que uma dieta carnívora, entretanto isto não representa uma perda, mas sim um ganho pois quem consome muitas carnes realmente terá mais proteínas, porém juntamente com estas proteínas acabará ingerindo grandes quantidades de gordura, que é um dos principais fatores para ter problemas cardíacos.

Como pode ver optar por uma dieta vegetariana é realmente bastante saudável e irá contribuir para que perca peso pois estará naturalmente ingerindo uma quantidade menor de gorduras e geralmente também há uma diminuição da ingestão de carboidratos e calorias, isto resulta em uma gradual redução de peso até que chegue a seu peso ideal.

Vale lembrar que pelo fato de estar retirando de sua dieta uma série de alimentos é importante que esteja atento com relação a quais nutrientes está ou não ingerindo adequadamente, desta forma sempre po


Faça sua Avaliação

Redes Sociais

Faça seu Comentário