Siga e compartilhe

DIETA: Pão integral pode ser mais calórico que o comum.



Dietaesaude (2)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O pão integral difere do pão branco basicamente pelo tipo de farinha que são usados na fabricação. O pão integral pode ter até 80% de farinha integral, enquanto a fabricação do branco é feita somente com farinha comum. Além disso, existem outras diferenças como os ingredientes a eles adicionados.
Mas, os dois tipos apresentam vitaminas e outros compostos importantes como a vitamina B e E. Possuem magnésio, cálcio, potássio, fósforo e ferro. No pão integral, as quantidades de nutrientes são maiores.

A vitamina B1 ajuda na função celular, fortalece a musculatura e melhora o funcionamento das células que compõem o sistema nervoso. A vitamina B2 é fundamental para o crescimento e metabolismo. A Vitamina E, além de ser essencial para a atividade enzimática e a ação de outras vitaminas, ainda que previne o envelhecimento.

Quanto ao valor calórico, também existem diferenças: uma fatia de pão integral puro  possui 230 kcal contra 270 branco. Mas, cuidado com os pães que possuem grãos, cereais, passas, frutas cristalizadas e outros ingredientes adicionados, inclusive grande quantidade de açúcar.  A mesma quantidade desse tipo de pão, se comparada ao pãozinho francês ou similares possui bem mais calorias, o que pode comprometer sua dieta. Mesmo as versões light podem ter muitas calorias. Às vezes, não possuem gorduras, mas têm açúcar em excesso. O ideal é comparar os rótulos e conferir o teor calórico.

Mesmo assim, o pão integral possui bastante vantagens sobre o branco:

1. Possui mais fibras, o que auxilia no funcionamento do intestino

2. É mais consistente e exige maior tempo de mastigação

3. As fibras presentes absorvem mais água

4. A farinha integral é mais nutritiva e possui importantes propriedades para a saúde


Faça sua Avaliação

Redes Sociais

Faça seu Comentário