Siga e compartilhe

Dieta Dukan: o passo a passo para a Dieta dar certo.



Criada na década de 90 pelo médico francês Dr. Pierre Dukan, a Dieta que leva o seu nome, é uma excelente alternativa para quem precisa emagrecer de forma saudável. A proposta do médico autor da dieta é que ela seja feita em quatro fases, conforme a quantidade de quilos que a pessoa precisa emagrecer. A boa notícia é que, já no início da dieta, a ou seja, na fase 1, há grande possibilidade de emagrecer até 5 kg. Nessa fase inicial, que em geral dura apenas uma semana, a dieta Dukan deve se feita à base de proteínas.

Para que essa dieta dê certo, alguns detalhes precisam ser considerados:

1- Faça avaliação médica antes de iniciar qualquer dieta. Somente o profissional de saúde será capaz de orientar adequadamente, caso haja alguma restrição em relação a sua saúde. Pessoas que possuam algum distúrbio renal ou cardiológico, em geral, não pode se submeter à dietas muito rígidas. Converse com seu médico.

2 – Faça regularmente alguma atividade física paralelamente à Dieta Dukan. Os exercícios físicos ajudam a fortalecer os músculos, a tonificar a pele e também aumenta os movimentos peristálticos que são importantes para o bom funcionamento do intestino.

3 – Beba bastante água durante a dieta. A água ajuda a limpar os rins e a eliminar as impurezas e toxinas que causam doenças que atrapalham a emagrecer.

4- Tenha pensamentos positivos e desenvolva a força mental necessária para conseguir alcançar seu objetivo de perder peso. A mente e o corpo estão tão interligados que, para perder peso, o fator psicológico é tão importante quanto à dieta. Isso se explica porque seu corpo precisa “entender” que vai passar por alguma restrição de alimentos, mas isso é muito necessário para que você, mente e corpo, sinta-se melhor em todos os aspectos, inclusive, na melhoria da autoestima.

Confira abaixo as quatro fases da dieta Dukan:

1ª fase – Fase do ataque

Essa 1ª fase dura uma semana, pode-se perder de 3 a 7 kg e não é permitido comer nenhum tipo de açúcar (carboidratos). Você deverá ingerir alimentos ricos em proteínas, que são as carnes e peixes, principalmente. Mas, prefira carnes magras, grelhadas ou cozidas, sem adição de gordura ou molhos. E, também deve-se evitar o excesso de sal. Sal junta água e faz aumentar o peso. Logo, deve ser tão evitado quanto o açúcar. Lembre-se que todas as frutas possuem açúcar, por isso estão proibidas nessa fase.

2ª fase – Fase do Cruzeiro:

Essa fase é a continuação da primeira: ainda não pode comer nenhum carboidrato, mas orienta-se ingerir legumes e verduras, algumas frutas (as menos doces). Legumes e verduras devem ser ingeridos crus ou feitos no vapor. A vantagem de cozinhar legumes no vapor é que eles preservam mais os nutrientes. Os doces ainda estão proibidos, exceto a gelatina Ligth, mas em pequena quantidade.

3ª fase – Fase da Consolidação

Essa é a fase mais importante da dieta Dukan, pois nela você já deverá ter mudado um pouco os hábitos alimentares. Mas, é preciso ter cuidado para não exagerar nas porções dos alimentos, assim evitar o indesejável “efeito sanfona”. Isto é, ganhar de volta os quilinhos que conseguiu perder. Por isso, você deve continuar mantendo as proteínas, legumes e verduras crus ou cozidos no vapor e, além disso, nessa fase já se pode adicionar duas frutas por dia e também uma porção de carboidrato como uma fatia de pão integral ou duas colheres de arroz integral, macarrão integral ou, se preferir, uma porção pequena de feijão. A sugestão é que as frutas sejam uva, banana ou cereja e que evite tubérculos como batata, inhame, cenoura ou mandioca.

Vale lembrar que o tempo de duração da dieta depende do número de quilos que deseja emagrecer. A primeira fase dura uma semana. As outras duas devem ser feitas em sequência e conforme o ideal de cada pessoa.

Nos próximos Posts iremos apresentar sugestões de cardápios para as três fases da dieta Dukan. Confira!

Atenção: Nossos artigos e dietas são sugestões para pessoas em bom estado de saúde. Antes de começar qualquer dieta ou tratamento para redução de medidas, consulte seu médico, nutricionista ou profissional de saúde de sua confiança.

 


Faça sua Avaliação

Redes Sociais

Faça seu Comentário