Siga e compartilhe

Dieta Dukan: cardápio 1ª Fase com apenas 750 calorias diárias



A dieta Dukan é uma reestruturação da dieta Atkins, criada por um médico francês em 1960. Na ocasião, essa dieta foi muito crtiticada por médicos e nutricionistas porque incentivava os adeptos zerarem os carboidratos, mas liberava carnes gordas, como o bacon, por exemplo.

Mas, a versão atual, ou seja, a dieta Dukan tem sido umas das propostas de emagrecimento mias aceitas entre as mulheres e pessoas que precisam emagrecer rápido. Essa dieta está sendo conhecida como as dietas dos famosos, já que celebridades como a princesa Kate Middleton e Jennifer Lopes admitiram que obtiveram sucesso e afinaram a silhueta seguindo o método do Dr. Dukan, autor da dieta que leva seu nome.

Pelo método Dukan, é preciso zerar a ingestão dos carboidratos. Alimentos como pães, massas e biscoitos feitos com farinha branca, que são pobres em fibras e altamente calóricos. Em relação ao nível de açúcar, há duas classes de alimentos que se comportam de modo diferente durante o processo digestivo: os alto índice glicêmico, que viram açúcar muito rápido, prejudicam a ação da insulina e por isso devem ser evitados; e, os de baixo índice glicêmico, que não se convertem logo em glicose e dão mior sensação de saciedade. A batata inglesa, por exemplo, possui alto índice glicêmico, já a batata doce, seu índice glicêmico é um pouco menor. Mas, na dieta Dukan, todos os tubérculos estão proibidos. Tubérculos são os legumes que crescem embaixo da terra: batata, mandioca, cenoura, inhame, beterraba e etç. Todos possuem amido, um tipo de carboidrato que se transforma em açúcar após a digestão.

Durante a dieta é preciso ingerir bastante água. A ingestão de iogurtes sem açúcar ou sem gordura está liberada, mas em pouca quantidade. Não é aconselhável ingerir mais de dois ovos por dia. Use a criatividade e faça um cardápio nutritivo e conforme o seu gosto. Confira abaixo uma sugestão de cardápio para os primeiros dias da Dieta. Cada porção indicada possui, em média 750 Kcal diárias.

Sugestão de cardápio para a primeira semana da dieta Dukan

Café da manhã:

1 xícara de chá de hibisco com canela sem açúcar OU pode substituir por 2 fatias de peito de peru light + 1 copo (200 ml) de água de coco OU 1 copo de iogurte natural (ou de fruta) zero açúcar e zero gordura + 2 fatias de presunto magro + 1 xícara de chá verde

Almoço:

2 postas de peixe sem pele, assado ou grelhado sem gordura (Se preferir goteje um pouco de azeite) + 1 ovo mexido com ervas verdes e orégano OU 1 filé de peito de frango com 2 fatias de mussarela de búfala ou queijo prato Ligth OU 1 filé de carne magra, com azeite e cebola ralada + 2 colheres (sopa) de queijo cottage 0% gordura

Lanche da tarde OU Jantar

1 copo de iogurte natural (ou de fruta) zero açúcar e zero gordura + 2 fatias de presunto magro + 1 xícara de chá de camomila OU 3 pedaços médios de carne de panela + 3 fatias pequenas de queijo de soja (tofu) OU 1 porção média de camarão no bafo (ou refogado com alho, cebola ralada e azeite) OU 1 filé de salmão ou pescada branca assado ou grelhado com azeite + 2 fatias médias de queijo minas frescal 0% gordura.

Atenção: Nossos artigos e dietas são sugestões para pessoas em bom estado de saúde. Antes de começar qualquer dieta ou tratamento para redução de medidas, consulte seu médico, nutricionista ou profissional de saúde de sua confiança.

 


Faça sua Avaliação

Redes Sociais

Faça seu Comentário