Siga e compartilhe

Dieta do Ovo Cozido



Se os ovos já foram os vilões das dietas, hoje ele evoluiu e assumiu um lugar de destaque no cotidiano de quem precisa perder peso. E, uma das melhores opções para quem precisa perder peso rápido é testar a Dieta do Ovo Cozido, que tem se destacado entre as novidades da atualidade no mundo da estética e da saúde. Como todas as dietas, além das mudanças nos hábitos alimentares, exercícios físicos regulares são necessários. E, para não prejudicar a saúde, antes de iniciar qualquer tipo de dieta de restrição calórica, o ideal é passar pelo médico ou nutricionista e fazer uma avaliação das suas condições de saúde. Também é preciso fazer atividade física sob orientação profissional, pois para cada organismo as reações metabólicas são diferentes. Logo, esses cuidados são primordiais para fazer sua dieta dar certo emagrecer a quantidade que precisa.

O poder do ovo cozido

O ovo é um dos alimentos mais completos da natureza.  Ricos em polivitaminas do Grupo A e B, os ovos possuem 10-20% de ácido fólico e cerca de 30-40% de vitamina B12 e de vitamina E. Os grupos de vitaminas B são responsáveis pela absorção de ferro e de outros minerais importantes na Dieta, enquanto a vitamina E ajuda nas funções sexuais e reduz os riscos de esterilidade masculina e feminina. Além disso, esse alimento, ao ser cozido não perde tantos nutrientes como alguns alimentos. Ou seja, os ovos cozidos são uma boa e saudável opção para emagrecer com saúde e com garantia de estar ingerindo proteínas de alto valor biológico e aminoácidos essenciais completos. Os aminoácidos essenciais são aqueles que precisam vir  da alimentação, já que o nosso organismo não pode produzi-los.

Outro dado interessante que valoriza essa dieta é que o ovos cozidos são de fácil digestão. Isso favorece a capacidade de absorção dos nutrientes e faz acelerar o metabolismo a fim de gastar mais calorias para exercer as funções fisiológicas. E, como em toda dieta, isso é um ponto importante, pois gasto de calorias resulta em perda de peso. Além disso, a clara do ovo possui um papel muito importante na dieta, pois é superconcentrada numa proteína chamada Albumina. Cerca de 60% do ovo é clara e, desse total, 70 a 80% é de albumina. Essa proteína é uma das mais abundantes no corpo humano e contém nove aminoácidos essenciais em sua estrutura: possui  leucina, lisina, isoleucina, metionina, fenilalanina, treonina, valina, triptofano e histidina. Na dieta de emagrecimento, é fundamental ingerir albumina porque ela, além de combater os radicais livres e participar da regulação dos hormônios da tireóide, essa proteína ajuda na reconstrução das fibras musculares. Logo, após treinos intensos, torna-se necessário fazer essa reconstrução muscular para repor as fibras musculares e evitar o risco de estiramentos e lesões. A gema do ovo também possui vitaminas A, E e D, essa última importante para o fortalecimento dos ossos. Possui gordura classificada como monoinsaturada, um tipo de gordura que é menos prejudicial à saúde.

Quantos ovos pode comer por dia?

Durante a dieta do ovo cozido, especialistas orientam ingerir, no máximo, 2 ovos por dia e acrescentar alimentos de baixo teor calórico e evitar  alimentos como carboidratos e gorduras durante as duas semanas da dieta. Além disso, a ingestão de água pura é fundamental. Seguindo a dieta certinho e realizando atividade física complementar, é possível emagrecer até 10 kg durante duas semanas. Estudos recentes acabaram com o mito de que ovos causam aumento de colesterol.  Consumir ovos não aumentam o colesterol, pois as taxas de colesterol no sangue dependem de outros fatores como tendência hereditária e condições de saúde. Por fim, vale lembrar que é importante consumir os ovos sem sal ou com o mínimo possível de sódio, já que o alto teor de sódio faz aumentar a retenção de líquidos e isso pode aumentar o peso. Evite até mesmo o alto consumo de sucos com açúcar ou sucos de frutas muito doces que podem significar excesso de calorias e comprometer sua dieta.

Cardápio Dieta Ovo Cozido:

Semana 1

– segunda-feira

Café da manhã: 2 ovos cozidos e 1 fruta cítrica.

Almoço: 2 fatias de batata-doce e 2 maçãs.

Jantar: 1 prato grande de salada e frango.

– terça-feira

Café da manhã:  2 ovos cozidos e 1 fruta cítrica.

Almoço: salada de legumes verdes e frango.

Jantar: salada de legumes, 1 laranja e 2 ovos cozidos.

– quarta-feira

Café da manhã: 1 fruta cítrica e 2 ovos cozidos.

Almoço: queijo magro, 1 tomate e 1 fatia de batata-doce.

Jantar: salada e frango.

– quinta-feira

Café da manhã: 2 ovos cozidos e 1 fruta cítrica.

Você também irá gostar desse artigo: Dieta do Ovo – Mitos e Verdades

Atenção: Nossos artigos e dietas são sugestões para pessoas em bom estado de saúde. Antes de começar qualquer dieta ou tratamento para redução de medidas, consulte seu médico, nutricionista ou profissional de saúde de sua confiança.

 


Faça sua Avaliação

Redes Sociais

Faça seu Comentário