Siga e compartilhe

Dieta da Chia – Perde 6 quilos em 1 mês



dieta-da-chia

Já comentamos aqui sobre os poderosos benefícios da Chia para a saúde e como ela pode nos ajudar a emagrecer. A Chia ajuda na saciedade, fazendo com que após o seu consumo, a gente se sinta cheio por um bom tempo. Com isso, evita-se de comer bobagens que fazem qualquer dieta ir para o espaço.

A fome incontrolável e fora de hora é um dos principais inimigos para quem sofre com o excesso de peso. Quando a chia entra em contato com a água, ela forma uma camada de gel e aumenta seu volume. Ao contrário da linhaça, as sementes de chia não precisam ser trituradas para que traga benefícios ao nosso corpo.

 

Realmente inacreditável que essas sementinhas tão poderosas possam nos fazer tão bem, sem adicionar muitas calorias em nossa dieta. Veja alguns dos principais benefícios da Chia em relação à saúde e emagrecimento.

Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue
Isso é muito importante para evitar os altos picos se açúcar no sangue após as refeições, especialmente após consumir doces ou carboidratos. Esses “altos” e “baixos”, faz com que você se sinta cansado e sem energia.

Ao equilibrar o açúcar no sangue, você não só diminui o risco de diabetes tipo 2, como também garantirá energia constante ao longo do dia. Tudo isso graças à sua excelente combinação de fibras solúveis e insolúveis.

Ajuda a prevenir diverticulite / Diverticulose

A maioria das pessoas não estão consumindo a quantidade ideal de fibras diariamente e isso tem acarretado um aumento de males como diverticulite. As fibras desempenham um papel importantíssimo na nossa saúde e o consumo regular da chia pode ajudar a suprir um eventual déficit de fibras na dieta.

Rica em ácidos graxos ômega-3 
A chia é uma ótima fonte de ômega 3 de origem vegetal, assim como salmão é uma ótima fonte de ômega 3 de origem animal. Só que em virtude do preço, a chia sai bem mais barato pra o bolso. Também pode ser uma boa alternativa para os vegetarianos que não consomem nenhum tipo de carne.

O Omega 3 ajuda ainda a aumentar nossa capacidade mental e a reduzir riscos de doenças do coração e colesterol alto. Também ajuda na perda de peso: Em um estudo, voluntários com excesso de peso, incluíram omega 3 em sua alimentação e perderam 2 quilos a mais do que o grupo que não incluiu as sementes.

Ajuda a dar mais disposição e energia 
Anda sem disposição ao longo do dia? Precisa de um cochilo todas as tardes para se sentir melhor? Nossos níveis de energia têm muito a ver com o que comemos. A Chia é uma das principais fontes de proteína completa. Não só proteína mas como também inúmeros outros nutrientes como vitaminas e minerais.

Poderoso antioxidante que combate o envelhecimento
A chia é rica em antioxidantes, muito mais do que as que são encontradas em outras sementes como linhaça e sésamo. Esses antioxidantes ajudam a combater os radicais livres e eliminam as toxinas do seu corpo, que provocam diversos malefícios ao nosso organismo como envelhecimento prematuro da pele.

Tira a fome e reduz o desejo por comida
Nosso corpo é muito inteligente e quando nosso organismos está com déficit em vitaminas ou sais minerais, pode criar uma ânsia descontrolada por comida. Por exemplo, se você estiver deficiente em cálcio, você pode sentir desejo por produtos lácteos ou outros que seja fonte desse mineral.

Nosso corpo entende que esses alimentos são fontes de cálcio e por isso você sente os desejos incontroláveis.A chia é rica em cálcio, muito mais do que o leite integral. Tem ainda ferro, zinco, potássio e também magnésio e boro, minerais essenciais para a absorção de cálcio e outros nutrientes como vitamina C.

Muito fácil de ser adicionado à dieta
A chia pode ser adicionada à saladas, sobremesas, sucos ou no cozimento de diversos alimentos como sopas, guisados, entre outros. E o melhor de tudo é que ele não altera o sabor dos alimentos.

Cardápio da Dieta da Chia

Consuma pouco antes das principais refeições, apenas duas colheres de sopa de chia, ou seja uma colher de sopa de chia antes do almoço e outra antes do jantar, assim sentirá mais saciada e não se excederá durante a refeição. Esse cardápio abaixo ajudará você a secar até 6 quilos em um mês.

Não se esqueça que como a chia é rica em fibras, é importante uma boa ingestão de água. Beba no mínimo 2 litros de água por dia, incluindo chás de ervas como camomila, erva doce, hortelã, cidreira. Também é importante temperar a salada com apenas 1 fio de azeite, limão ou vinagre e pouco sal.

Café da manhã

Opção 1
1 copo (250 ml) de suco de mamão batido com ameixa-preta e 1 col. (chá) de semente de chia e 1 col. (chá) de semente de linhaça + 1 torrada integral light com 1 ovo mexido

Opção 2:
1 copo (200 ml) de suco de maçã sem açúcar batido com 1 col. (chá) de semente de chia (ou 1 col./sobremesa de farinha e chia) + 1 fatia de pão integral light com 1 col. (chá) de manteiga light (ou requeijão light)

Opção 3
1 xíc. ( chá) de leite de soja light com café sem açúcar + 1 muffin de banana

Lanche da manhã

Opção 1:
Fruta (1 maçã, 1 pera) + 2 castanhas-do-pará (ou 2 nozes)

Opção 2:
1 taça de salada de frutas com 1 col. (chá) de semente de chia

Opção 3:
1 banana pequena amassada com 1 col. (café) de semente de chia e 1 col. (chá) de linhaça triturada

Almoço

Opção 1:
Salada de alface e agrião à vontade com 1 col. (chá) de semente de chia + 4 col. (sopa) de quinua cozida + 1 filé (100 g) de frango com ervas grelhado + 1 prato (sobremesa) de brócolis refogados com alho

Opção 2:
Salada de agrião, tomate e pepino à vontade com 1 col. (chá) de semente de chia + 1 prato (sobremesa) de macarrão tipo penne com molho de tomate (ou shimeji refogado com azeite e shoyu) + 1 filé (120 g) de peixe (saint-peter, salmão) com ervas assado ou grelhado

Opção 3:
Salada de alface, rúcula, agrião e tomate à vontade com 1 col. (chá) de semente de chia + 3 col. (sopa) de arroz integral + 1 concha média de feijão + 1 filé (100 g) de carne magra (alcatra, filé-mignon, contrafilé) grelhado + 2 col. (sopa) de suflê de couve-flor (ou 3 buquês de couve-flor cozidos no vapor)

Lanche da tarde

Opção 1:
1 xíc. de chá de erva-doce com limão + 1 biscoito integral salgado com 1 col. (sobremesa) de requeijão light e 1 col. (chá) de semente de chia (ou 1 col./sobremesa de farinha de chia)

Opção 2:
1 iogurte de fruta light com 1 col. (chá) de semente de chia

Opção 3:
Vitamina: 1 copo (200 ml) de leite de soja light (ou leite desnatado) batido com 5 morangos e 1 col. (chá) de semente de chia

Jantar

Opção 1:
Salada de alface e tomate à vontade com 3 col. (sopa) de lentilha cozida + 3 col. (sopa) de arroz integral + 3 almôndegas com semente de chia e molho de tomate

Opção 2:
1 prato (sobremesa) de verdura cozida (espinafre, chicória, escarola) + 1 filé (120 g) de peixe (sardinha, atum, salmão, saint-peter) assado + 1 fatia de torta de berinjela com farinha de chia

Opção 3:
Salada de alface, rúcula e tomate à vontade com 1 col. (chá) de semente de chia + 1 prato (fundo) de sopa de legumes com frango desfiado com 1 col. (sobremesa) de farinha de chia

Ceia

Opção 1:
1 banana amassada com 1 col. (chá) de semente de chia

Opção 2:
Smoothie de papaia

Opção 3:
1 maçã assada e polvilhada com 1 col. (chá) de semente de chia


Faça sua Avaliação

Tags
Redes Sociais

Faça seu Comentário