Siga e compartilhe

Dieta: alimentos que ajudam a reduzir a ansiedade



ansiedade_Dsaude

 

 

 

 

 

 

 

 

Especialistas em saúde explicam que as pessoas têm dificuldade de vencer a ansiedade porque se justificam dizendo que “se trabalha muito ou tem uma vida difícil, pelo menos merece comer”. Mas, esse tipo de pensamento não deve ser cultivado porque quem se recompensa com comida, dificilmente conseguirá emagrecer, já que a comida é a recompensa mais fácil ou está sempre acessível. Além disso, o estresse e a ansiedade podem contribuir para piorar a situação, já que muitas pessoas tentam suprir a ansiedade com alimento.

Isso ocorre porque nas situações de ansiedade ou de estresse,  o cérebro recebe um aviso de que algo não vai bem. Como forma de defesa do organismo, há o aumento do cortisol, hormônio que multiplica as células de gordura e provoca a multiplicação de calorias.  O cortisol também descontrola o apetite e estimula o desejo por doces, chocolates, massas, pães e alimentos ricos em gorduras. A preferência por eles  é porque esses alimentos aumentam a produção de dopamina e serotonina, os hormônios do prazer.

Abaixo, listamos alguns alimentos que ajudam a controlar a ansiedade. E, também identificamos alimentos que devem ser evitados por quem precisa emagrecer e tem dificuldade para vencer a ansiedade.

ALIMENTOS INDICADOS:

.Pão integral

· Leite e derivados

· Peixe e frango e cereais integrais

· Folhas verdes, Tomate

· Água de coco

· Banana, abacate e frutas secas

· Linhaça e semente de gergelim

É ACONSELHÁVEL EVITAR:

· Chá verde e café.

· Refrigerantes escuros e guaraná em pó.

· Açúcar refinado

· Gorduras e frituras

· Derivados da farinha branca

 


Faça sua Avaliação

Redes Sociais

Faça seu Comentário