Siga e compartilhe

Dicas para turbinar o sistema imunológico

sistema-imunologico

sistema-imunologico

Às vezes pensamos somente em conseguir alcançar o tão sonhado “corpo perfeito”, que esquecemos que este corpo também deve estar perfeito “do lado de dentro”. E pra isso é essencial cuidar do nosso Sistema imunológico, pois ele é a primeira linha de defesa contra ataques de vírus, infecções, alergias e doenças.

Além disso, fortalecendo nosso sistema imunológico, acabamos ajudando também tornar nosso metabolismo mais eficaz, mesmo que indiretamente. Portanto, vale a pena cuidar do nosso exército de minúsculos soldados diariamente para que eles estejam sempre prontos para defender nosso organismo. Veja algumas dicas para que você possa aumentar o seu sistema imunológico:

 

Dieta balanceada

Uma dieta equilibrada, como não poderia deixar de ser, é essencial para obtermos um sistema imunológico forte. Isto implica em adicionarmos à nossa dieta, uma série de alimentos funcionais que fornecem ao nosso organismo, tudo o que ele precisa realizar suas funções, inclusive o nosso sistema imunológico.

Vitaminas e minerais desempenham um papel importante no fortalecimento do sistema imunológico. Entre eles, não podemos esquecer da vitamina B (nozes, legumes, cereais integrais), vitamina C (frutas cítricas), vitamina E (grãos integrais, nozes ), Ferro (espinafre, tofu, passas), antioxidantes (laranjas, kiwi, morango, mamão, vegetais de folhas verdes), zinco (laticínios, feijões).

Também não pode faltar em nossa dieta selênio (grãos integrais, ovos, frango), carotenóides (cenoura) e Ômega 3 (nozes, óleo de semente de linho, salmão) e nem alimentos como iogurte, aveia, cevada, gengibre, alho, peixe, cogumelos, açafrão, pimentão vermelho, ervas, brócolis, repolho, entre outros.

Hidratar-se com muita água também é essencial para que nosso corpo consiga realizar todas as suas funções adequadamente. Chás e sucos naturais também são muito bons, porém não se exceda na cafeína, refrigerantes e bebidas alcoólicas e nem no açúcar e produtos industrializados como bolos, biscoitos, pois estes alimentos interferem negativamento no nosso metabolismo.

Tome um multivitamínico se houver necessidade

Se você acredita que a sua dieta anda pobre de nutrientes então vale a pena uma consulta ao médico para averiguar se há necessidade da implementação de um suplemento multivitamínico diário, para não privar seu corpo desses minerais e vitaminas tão essenciais ao nosso organismo e ao nosso sistema imunitário.

Mantenha seu peso estável

Pessoas que tem excesso de peso ou obesidade, ou ainda que vivem em uma verdadeira gangorra com os ponteiros da balança, podem acabar comprometendo o bom andamento do seu sistema imunológico. O inverso também pode ocorrer, pois como foi dito anteriormente, ao cuidar bem do nosso sistema imunológico, nosso metabolismo fica mais eficiente e conseguimos emagrecer mais facilmente.

E pra cuidar do nosso sistema imunológico, não basta apenas ter uma alimentação correta. Integrar um cronograma de exercícios regulares e moderados também é importante para manter nossos “soldados” de prontidão. Além de nos ajudar a manter o corpo em forma, os exercícios ajudam a reduzir os riscos de doenças cardíacas, pressão alta, osteoporose e até insônia, ansiedade e estresse.

Atividades físicas recomendadas para aumentar a imunidade são: caminhada, ciclismo, natação. Apenas a 15 minutos de exercícios diários já traz uma melhora significativa em relação à saúde em geral. Então, não deixe de fazer exercícios, achando que é muito pouco tempo, pois esse pouco tempo já é muito importante para o seu corpo. Basta que você tenha essa consciência e se dedique de verdade.

Controle seus níveis de estresse:

Como sabemos, o estresse interfere de maneira negativa no nosso bem estar geral. Quando estamos estressados, produzimos hormônios como o cortisol, que diminui a capacidade do corpo de combater infecções e deixando nosso corpo entregue à uma série de doenças. Portanto, a dica é relaxar e procurar aliviar o estresse, entregando-se a atividades que você goste.

Uma boa leitura, ouvir música, meditar, dançar, namorar muito ou se reunir com os amigos para dar boas risadas são ótimos exemplos para aliviar o estresse, mas há ainda tratamentos alternativos que são bem eficazes como massagens, aromaterapia, acupuntura, florais, entre outros.

Tenha um sono de qualidade

A quantidade de horas que uma pessoa necessita dormir todas as noites pode variar, mas acredita-se que seja entre 6 a 8 horas de sono. Mais importante do que a quantidade é a qualidade, pois privar seu corpo do descanso que ele necessita e merece causa efeitos negativos sobre o sistema imunológico. Quando temos um sono profundo e reparador, acabamos por energizar o sistema imunológico e rejuvenescemos nosso corpo de dentro para fora.

Fortaleça sua rede social

Ao fortalecer sua rede social você acaba que indiretamente fortalecendo também sua imunidade. Isso significa que você deve estabelecer um círculo de amizades onde possa usufruir de vida social regular. Portanto, amplie seus laços sociais, participe de grupos que tenham os mesmos interesses que você.

Cultivar boas amizades ajuda a aumentar a sua imunidade e isso acarreta em melhorar sua qualidade de vida, que refletirá com certeza no desempenho no trabalho, nos estudos e até nas relações com seus familiares e amigos.

Pode ser que mesmo tomando todas as precauções ainda não conseguiremos deixar nosso corpo 100% protegido, mas com certeza estaremos dando um passo importante para obtermos uma vida saudável e com mais qualidade.

Faça sua Avaliação

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Tags
Redes Sociais

Faça seu Comentário