Siga e compartilhe

Dicas para praticar Pilates corretamente

pilates

pilates

Em postagens anteriores mostramos alguns benefícios do método Pilates. Muitas academias e instituições para recuperação da saúde têm apostado nesse método  atualmente. A demanda se justifica devi alto grau de eficiência do Pilates na melhoria e até mesmo na evolução e cura de alguns quadros clínicos considerados grave.

Mas, como toda atividade física, exige-se bastante cuidado com a execução dos exercícios. Qualquer erro, se executado por períodos prolongados, pode trazer sequelas. No caso do Pilates,  erros na execução da técnica pode comprometer seriamente a coluna vertebral, por exemplo. Isso pode ocorrer porque os movimentos exigidos pelo Pilates forçam ligamentos e articulações da coluna. E, tendo em vista que a coluna vertebral é o eixo de sustentação do corpo, é preciso ter bastante cuidado para não correr esses riscos e piorar a situação.

Dos problemas mais comuns que acometem a coluna vertebral, destacam-se a escoliose e a cifose: curvaturas anormais que podem surgir na vida adulta como resultado da má postura. Para os dois casos, pode-se praticar Pilates, mas tenha o cuidado de fazer cada exercício na postura e no limite certo.

Há controvérsias sobre método Pilates e a Hérnia de Disco, doença muito comum hoje em dia. Nos próximos artigos incluiremos esse tema.
Dicas para praticar Pilates corretamente:

1 – Procure um profissional que tenha formação específica e experiência com o método.

2 – Faça aulas em instituições ou academias que ofereçam o serviço para grupos menores. Dessa forma, o professor pode observar melhor cada praticante e orientar adequadamente os exercícios.

3 – Antes de começar o Pilates, faça uma avaliação bem feita contando seu histórico clínico para o médico. Explique seus objetivos, mas não deixe de falar sobre suas limitações, problemas de saúde ou tratamentos que você esteja realizando.

4 – Desconfie de serviços oferecidos a preços muito abaixo da média.  Há exceções, mas quase sempre a qualidade é  equivalente ao preço.

 

Geralmente, o método Pilates traz bastantes benefícios e pode ser usado para ajudar no tratamento de diversas doenças e no alívio de muitos tipos de  dores. Mas, esteja atento a alguns cuidados básicos para não se decepcionar com os resultados esperados.

 

Faça sua Avaliação

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Redes Sociais

Faça seu Comentário