Siga e compartilhe

Curiosidades e benefícios da casca dos alimentos



Alimentos_DSaude.

Os costumes de uma sociedade resulta de uma gama de  hábitos culturais que pouco muda com o passar dos tempos. Um exemplo simples é retirar a casca dos alimentos. Essa prática ocorre de modo automático, simples  e  tão natural que a maioria  nem pensa muito antes de descascar uma fruta ou legume.

Exemplo simples é batata, que normalmente a descascamos. Porém, estudos comprovam que ela tem mais vitamina C na casca que uma laranja.

Outro detalhe é que a casca de verduras, frutas e legumes, além de outros nutrientes importantes, é bem rica em fibras. A ingestão de fibras é um diferencial na dieta de redução de peso. E, para a manutenção do peso ideal também. Isso porque as fibras auxiliam o funcionamento do intestino. Na casca dos alimentos há vitaminas, minerais e elementos com função antioxidante que retardam e combatem o envelhecimento e embelezam a pele.

E a questão dos agrotóxicos?

Devido à preocupação com os agrotóxicos, normalmente as pessoas  retiram a casca dos vegetais.Porém, estudos científicos comprovam que os defensivos agrícolas não ficam somente na casca,mas penetram mais profundo nos alimentos. Assim, lavá-los com cloro, vinagre ou cândida ajuda a  matar bactérias, mas não livra da ação dos agrotóxicos. Para amenizar o impacto dos agrotóxicos deve-se ter uma alimentação rica em nutrientes e fibras para fortalecer o organismo. Outra dica é usar alimentos antioxidantes e que desintoxicam, couve-flor, brócolis, alho, cebola, limão, repolho, alcachofra. Beber bastante água e consumir frutas e verduras da estação também pode ajudar.

Curiosidades e  benefícios das cascas dos alimentos:

Abacaxi – rico em vitamina C e bromelina, uma substância que atua no processo enzimático da digestão de proteínas pelo estômago.

Abóbora, cenoura, manga, mamão – possui betacaroteno. Presente nos vegetais amarelos, tem ação antioxidante e reduz o risco de câncer e doenças do coração e dos vasos sanguíneos.

Banana – a casca da banana é rica em fibras e luteína, antioxidante que protege os olhos contra a exposição ultravioleta e combate a catarata.

Berinjela – rica em antocianida e minerais como  potássio, magnésio e fibras. A antocianida retarda o envelhecimento do cérebro.

Batata – tem fibra, potássio, ferro, fósforo, zinco e vitamina C.

Morango, cereja, uva, amora– possui um pigmento chamado antocianinas. Ajuda a evitar doenças cardíacas e câncer.

Kiwi – tem três vezes mais antioxidante que a polpa. Dica: ao fazer suco, bater o kiwi com casca. Depois do suco pronto, adicione laranja para melhorar o sabor. O suco de laranja não deve ser batido porque perde a Vitamina C. Essa vitamina é muito sensível ao calor.

Pera, maçã, ameixa, pêssego– atuam no bom funcionamento do intestino.

Frutas cítricas – Além de bastante fibras,a casca possui mais antioxidantes que a polpa. Ajuda a reduzir o colesterol.

 

 

 


Faça sua Avaliação

Redes Sociais

Faça seu Comentário