Siga e compartilhe

Conheça os nutrientes que previnem a flacidez – Parte 2

dieta das flores
dieta das flores

Na Parte 1 deste Artigo, falávamos sobre a importância de incluir na dieta alguns nutrientes que podem ajudar a evitar o enfraquecimento da pele durante e após o emagrecimento. E, conforme o nível de flacidez, é possível melhorar a aparência da pele com bons exercícios físicos e aumentando a ingestão desses nutrientes. Mas, esteja ciente de que o ideal é consumir esses alimentos antes, durante e depois de emagrecer. Vale lembrar que quando se perde muito peso e a flacidez fica muito acentuada, somente a plástica reparadora é capaz de reverter a situação.

 

Os nutrientes que mais ajudam na prevenção da flacidez são:

Flavonóides – substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias que podem ser encontradas em frutas secas, no chá verde, na uva e até no chocolate amargo.

Proteínas – A ingestão de proteínas é fundamental para a produção de colágeno. Para serem aproveitadas pelo organismo, entretanto, elas precisam ser quebradas em pequenas unidades chamadas aminoácidos. Nem todos os aminoácidos são produzidos pelo nosso corpo. Os alimentos que possuem maior variedade de aminoácidos que o nosso corpo não consegue produzir são as carnes, o leite e ovos. Para vegetarianos, o que mais se aproxima desses alimentos é a soja. Existem outros vegetais que possuem proteínas; mas, preferimos não citar porque isso ainda não foi cientificamente comprovado.

Probióticos – são alimentos que possuem microorganismos vivos em sua composição. Boas fontes de probióticos são iogurtes e leite fermentado. Esses nutrientes ajudam a repor as bactérias benéficas, o que indiretamente leva a uma melhora da pele como um todo.

Vitamina E

A vitamina E é um antioxidante que está presente em óleos como o de soja, de cártamo e girassol e também em vegetais de cor verde escuro, como o espinafre, a couve e o agrião. Ela protege as células da ação dos radicais livres, impedindo o envelhecimento precoce da pele. Além disso,  a vitamina E atua em ação conjunta com a vitamina A na formação da camada de gordura natural da pele. Essa gordura natural é fundamental para lubrificar a pele e mantê-la com uma aparência firme e bonita. Quando há falta de vitaminas ou de alguns desses nutrientes, a pele fica ressecada e pode envelhecer mais precocemente.

 

Lembre-se que não existe alimento ou dieta milagrosa; mas, é possível conseguir resultados melhores com pequenas mudanças nos hábitos alimentares e através da opção por um estilo de vida mais saudável. Mas, isto requer tempo e esforço. Antes de começar uma dieta é importante traçar  metas viáveis e batalhar para vencer pequenos detalhes que, às vezes, se tornam verdadeiros gigantes e impedem o alcance dos objetivos. Busque o equilíbrio entre a mente e o corpo. As melhores mudanças são as que ocorrem de “dentro” pra fora; por isso, a sua mente precisa está preparada para   o emagrecimento do corpo.

Portanto, planeje-se, organize-se e esforce-se para obter êxito no seu programa de redução de peso e experimentar a sensação de que seu esforço valeu a pena.

Faça sua Avaliação

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Redes Sociais

Faça seu Comentário