Siga e compartilhe

Como Controlar a TPM

tpm

tpm

TPM sintomas

TPM sintomas mais comuns são o inchaço, retenção de líquidos (com consequente aumento de peso), seios doloridos, dores de cabeça, cólicas, fadiga, irritabilidade, flutuações no estado de humor e ansiedade. Em algumas mulheres a irritabilidade e as mudanças de humor podem transformar-se em verdadeiras explosões de raiva.

TPM como melhorar

Infelizmente não existe solução mágica para acabar com o problema. Mas aprendendo a avaliar as alterações de cada fase da TPM, podemos tirar proveito dela.

Ciclo menstrual

Ciclo menstrual é divido em três etapas que são analisadas a partir do primeiro dia de menstruação e aplicam-se às mulheres com ciclos menstruais regulares que ocorrem de 28 em 28 dias e que não utilizam anticoncepcionais à base de hormônios.

Fase pré ovulatória

Fase pré ovulatória começa a partir do primeiro dia da menstruação e vai até o décimo dia. Normalmente os sintomas de tensão pré-menstrual diminuem e até desaparecem. Por isso aproveite para investir em alguns tratamentos.

  • Invista em tratamento contra celulite A retenção de líquidos diminui, o corpo desincha, os rins e o intestino passam a funcionar melhor.
  • Cuide das unhas Devido à perda de estrogénios, as unhas ficam quebradiças. Por isso evite os esmaltes e utilize bases que ajudam a fortalecer as unhas.
  • Cuide da alimentação Procure consumir alimentos ricos em ferro, nutriente indispensável para a aparência jovial e cabelos bonitos e saudáveis.
  • Evite a depilação A pele fica extremamente delicada por isso deve-se evitar também esfoliamentos, máscaras de argila e tirar as sobrancelhas.
Fase ovulatória

Fase ovulatória começa geralmente quando acaba a menstruação, no 11º dia e vai até o 19º, é o período mais fértil da mulher por isso se não quiser engravidar, atenção redobrada. Geralmente é a fase em que todos os desconfortos desaparecem e a mulher se sente de bem com a vida. Nesta fase deve-se investir na feminilidade acima de tudo.

  • Cuide da pele Com as glândulas sebáceas controladas, os tratamentos estéticos são mais eficazes. Invista em máscaras faciais e corporais.
  • Aproveite para seduzir Com o aumento dos níveis de estrogénios a mulher fique mais atraente e aumenta a libido.
Fase pós ovulatória

Fase pós ovulatória é geralmente quando surge os primeiros sinais da TPM, ela começa no 20º e vai até o dia de início da mesntruação. É o período em que sobe o nível de progesterona, hormônio que provoca irritabilidade, são aqueles dias de profundo mau humor ocasionados pela tensão pré-menstrual. Está na hora de cuidar da saúde, como não é possível evitar a TPM podemos tomar alguns cuidados para amenizar seus sintomas.

  • Para diminuir os sintomas Em casos muito graves tratamentos com um anti-depressivo leve ou com suplementos vitamínicos ajudam.
  • Cuide da alimentação em dobro A alimentação é fundamental tanto para suprir alguns nutrientes como para evitar ataques descontrolados à geladeira.
  • Invista nos exercícios físicos A atividade física regular ajuda pois libertam endorfinas, que são os hormônios da felicidade e do bem-estar.
  • Retenção de líquidos O acúmulo de líquidos aumenta por isso evite alimentos com muito sal, refrigerantes light ou diet e água com gás.
  • Dores e cólicas A acupuntura pode aliviar as dores e equilibrar a circulação de estrogénios no sangue. Com isto o fluxo fica mais regular e as cólicas desaparecem.

TPM e espinhas

O estímulo dos hormônios estrogénios e progesterona propicia um aumento da oleosidade na pele e no couro cabeludo, podendo causar acnes e queda de cabelos. Para ajudar a diminuir o oleosidade, consuma alimentos que contenham vitaminas A e C, como cenoura, beterraba e laranja. Se o caso for muito grave, recorra a suplementos vitamínicos que devem ser receitados por nutricionistas.

Quanto as espinhas, utilize sabonetes e loções tónicas para a pele oleosa e deve-se também optar por um filtro solar oil-free (sem óleo), e a noite, aplique ácidos retinóicos e glicólicos (estes devem ser receitados por dermatologistas).

Faça sua Avaliação

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Redes Sociais

Faça seu Comentário