Siga e compartilhe

Ciência: Quinoa ajuda na prevenção do câncer de mama.

quinoa.cancer.de.mama.

quinoa.cancer.de.mama.

Estudos científicos comprovaram recentemente que a Quinoa (Quinua ou Grão Sagrado) ajuda a prevenir e também a combater o câncer de mama. Mais comum após os 49 anos, esse tipo de câncer tem aumentado consideravelmente entre mulheres de todas as faixas de idade e causado bastante preocupação entre os profissionais de saúde.

Isto justificou o investimento em pesquisas de prevenção da doença, inclusive a busca de terapias alternativas como o  uso da Quinoa para retardar o surgimento da doença. Rico em proteínas, o grão de Quinoa possui aminoácidos como a lisina, leucina e triptofano. Este último ajuda a combater a fadiga e a depressão porque estimula o cérebro a produzir hormônios que mantém o bom humor.  Além de ser um forte aliado na prevenção da neoplasia mamária, ajuda a evitar a Osteoporose (enfraquecimento dos ossos na fase adulta) e fortalece a defesa do organismo contra diversas doenças. Esse poderoso grãozinho também tem ação antiinflamatória e na reparação dos tecidos, além de ajudar na memória e na aprendizagem.

As propriedades curativas e nutritivas da Quinoa não param por aí. Ela ainda contém importantes nutrientes como fósforo,  cálcio, ferro e vitaminas. Esse vegetal pode ser encontrado no Brasil também em forma de flocos e de farinha.

Quanto aos valores energéticos, uma porção de  100 g de Quinoa crua possui 374 calorias, enquanto há 350 na mesma quantidade de arroz integral cru. Mas, a quantidade de fibras do grão de Quinoa é bem maior que no arroz.

A Quinoa pode ser usada de diversas formas. Veja as mais comuns:

Os grãos podem ser incorporados em saladas, bolinhos com legumes ou cozidos.

1. no café da manhã, pode ser usada em grãos ou em farinha acrescentando frutas, leite e iogurtes.

2. em pães, bolos e tortas.

3. na forma natural pode ser usada em saladas (é só acrescentar água para amolecer os grãos)

A  Organização das Nações Unidas (ONU) pontuou o alimento como o vegetal mais completo e perfeito da Terra. Tanto que a NASA  (Agência Espacial Americana) escolheu a Quinoa como uma das bases da alimentação dos astronautas durante as expedições de longa duração devido às propriedades e o grande  valor nutritivo desse alimento.

Faça sua Avaliação

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Redes Sociais

Faça seu Comentário