Siga e compartilhe

Ciência: mulheres têm defesa imunológica melhor que os homens.



mulheres.defesa.imune

A Ciência acaba de confirmar que as mulheres vivem, em média, de 10 a 15% a mais que os homens. Seria porque elas se cuidam mais? Ou porque elas se preocupam mais com alimentação e exercícios físicos do que a maioria dos homens? Essas dúvidas ainda não estão bem esclarecidas, mas é certo que o estilo de vida saudável garante uma vida mais longa e com mais saúde. E, por conseguinte, isto reflete na estética e ainda melhora a autoestima.

 

Mas, a defesa do organismo das mulheres é bem melhor e mais forte que o dos homens, segundo pesquisas científicas. Logo, o sistema imunológico da mulher envelhece mais lentamente do que o do homem, conforme artigo científico publicado pela revista “Immunity & Ageing”.

Os pesquisadores analisaram o sangue de voluntários saudáveis japoneses de ambos os sexos, todos entre 20 e 90 anos de idade. Em todos eles, o número total de glóbulos brancos diminuiu com a idade. O número de neutrófilos – um dos componentes que fortalece o sistema imunológico – diminuiu em ambos os sexos.

Numa certa fase da vida, as mulheres possuem mais linfócitos. Os linfócitos, também presentes no sistema de defesa do organismo, foi reduzido com o tempo nos homens – enquanto aumentava nas mulheres. Ainda jovens, eles têm mais linfócitos com elas. Depois, essa quantidade torna-se equivalente.

A diferença de idade nos sistemas imunológicos entre homens e mulheres é um dos muitos processos alterados com a idade. Assim, o processo de envelhecimento é diferente por várias razões. As mulheres têm mais estrogênio do que os homens, o que parece protegê-las de doenças cardiovasculares até a menopausa. Os hormônios sexuais também afetam o sistema imunológico, especialmente em certos tipos de linfócitos. Em geral, as pessoas envelhecem em diferentes ritmos, por isso, as comparações imunológicas poderiam prover uma indicação de sua verdadeira idade biológica.


Faça sua Avaliação

Redes Sociais

Faça seu Comentário