Chás,Saúde

Chá de Sene: mitos e verdades – Parte 1

SENE. mitos.verdades.

Quando chegou ao mercado, o chá de Sene era amplamente utilizado para amenizar gases e prisão de ventre. Muitos medicamentos, comumente vendidos em farmácias, são preparados à base de Sene. Porém, ultimamente o chá tem sido bastante útil como coadjuvante em dietas e programas de emagrecimento devido às suas características laxativas que ajudam a eliminar água e limpar o intestino.

Listamos algumas considerações que são importantes quanto ao uso desse poderoso laxante, que a cada dia é usado com mais frequência e para diversos fins.

MITOS e VERDADES SOBRE O SENE:

1. O Sene causa câncer de intestino: não está cientificamente comprovado nenhum caso de neoplasia maligna associada ao uso do Sene. Vale lembrar que o surgimento do câncer envolve vários fatores e condições que contribuem para a doença. Para entender melhor, veja alguns exemplos e situações que influenciam no surgimento do câncer de intestino, bem como de outros tipos desta temível doença:

HERANÇA GENÉTICA – quando ocorrem um tipo específico de câncer nos antepassados, há necessidade de realizar exames periódicos para diagnósticos da doença. Exemplo: se numa família, houve o MESMO TIPO de câncer na bisavó, na avó e em duas tias, as mulheres dessa família são consideradas fatores de risco. Não significa que elas terão câncer, mas há maior possibilidade devido a herança genética.

INFLUÊNCIA AMBIENTAL: um exemplo simples é de operadores de equipamentos  de  radiografia: maior exposição à radiação pode alterar o DNA nos genes que ficam nas nossas células. E, assim colaborar para maior  incidência de câncer nesses profissionais.

ESTILO DE VIDA: é quando um hábito influencia fortemente para o surgimento da doença. Pessoas que fumam, por exemplo, são consideradas fatores de risco para câncer de pulmão.

ESTRESSE: é impossível viver sem estresse; mas este, em excesso torna-se uma doença que diminui a defesa do organismo e o deixa mais exposto à problemas cardíacos, respiratórios, dermatológicos. Nos últimos 15 anos, segundo a Ciência, o câncer também entrou na lista de doenças causadas por influência de estresse e depressão.

Mas, esteja atento a esta  informação bastante importante: os casos acima citados são apenas esclarecimentos e exemplos. Mas, NÃO  são regras gerais, pois a Ciência ainda tem muito a descobrir sobre o surgimento, o modo de ação e o tratamento do câncer.

Além da questão do câncer, outros mitos (ou verdades) em relação ao chá de Sene são:

(CONTINUAÇÃO NO ARTIGO: Chá de Sene: mitos e verdades – Parte 2)

 

 

Tags: