Siga e compartilhe

Celular x Câncer: mitos e verdades

celular-cancer

celular-cancer

Nas últimos dez anos, o uso do aparelho celular tem se tornado quase uma necessidade na vida de milhões de pessoas. A redução dos preços e do custos tem facilitado a aquisição dos aparelhos e aumentado a popularidade do celular na vida de adultos e crianças. Com isso, surgem dúvidas quanto ao uso do celular e o risco de câncer. Mas, até que ponto isso pode ser verdade? O que as instituições de pesquisas confirmam sobre o assunto?

Um estudo feito na França, pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer, entidade ligada a Organização Mundial de Saúde (OMS) levantou a hipótese de que a radiação eletromagnética vinda de telefones celulares pode causar um tipo de câncer no cérebro. Isso se deu devido aos índices desse tipo de câncer, chamado glioma, ter sido relacionado ao uso do celular: a agência afirmou que “um dos estudos analisados apresentou um risco aumentado de 40% para gliomas entre as pessoas que usavam celulares, em média, por 30 minutos por dia ao longo de 10 anos”.

Mas, a própria agência salientou que essa é apenas uma hipótese, ou seja, nada pode ser comprovado, já que o câncer está ligado a outros fatores. O anúncio foi feito a partir da revisão de estudos médicos sobre o tema, feita por um grupo de 31 cientistas de 14 países. Os pesquisadores colocaram a radiação dos telefones móveis no mesmo nível de perigo que a emissão de gases vinda de automóveis, o chumbo e o clorofórmio, elementos que são causadores de câncer em humanos.

Atualmente, há mais de 5 bilhões de aparelhos celulares em operação no mundo. No ano passado, um estudo encomendado pela própria OMS não encontrou casos que confirmassem o risco aumentado para tumores entre usuários de telefones celulares. Essa divulgação foi feita como alerta devido ao risco de surgimento de novos cânceres no futuro em associação com a exposição constante à radiação.

Faça sua Avaliação

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Tags
Redes Sociais

Faça seu Comentário