Dietas,Emagrecer,Saúde

Carne de Porco – Aliado ou vilão da Dieta?

carne de porco

A carne de porco é mais um entre inúmeros alimentos que sofrem injustiças e são considerados vilões da alimentação e de uma dieta saudável. É bem verdade que muitos paradigmas caíram por terra nos últimos anos quando o quesito é saúde e o que faz (ou não) bem à saúde. É aquele velho negócio; cientistas passaram anos afirmando que tal alimento aumentava o colesterol…agora não aumenta mais. Outro aumentava pressão arterial; agora descobriu-se que não é bem assim.

Bom, é pra isso que servem estudos e pesquisas, não é? Descobrir a verdade (tão alardeada antes como absolutas e agora não são tão absolutas assim) é melhor antes tarde do que nunca. E a carne de porco está inclusa na longa lista de malditos da alimentação que na verdade…não é uma verdade.

A carne de porco não é mais gordurosa que outras carnes. Isso é um fato. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos após pesquisa e estudos; indicou que a carne de porco pode ser até mais magra que o considerado mestre universal das carnes magras:  frango, por exemplo.

O Lombo, a vitela e a perna magra do porco chega a possuir menor quantidade de gordura que a perna do frango. E quando o assunto são calorias; na carne (magra) do porco difere muito pouco da quantidade de gordura de outros tipos de carna de vaca e frango. A diferença é quase irrisória. Além disso, a carne de porco possui proteínas, vitaminas do grupo B, fósforo e zinco, nutrientes; fora o fato de possuir menos sódio que a carne de vaca. A gordura do porco encontra-se na superfície, sendo muito fácil retirá-la.

Tags: