Siga e compartilhe

Caminhada ou Musculação: qual é melhor para emagrecer?

Dieta esaude_exerc

Dieta esaude_exerc

Pesquisas recentes afirmam que, nos programas de redução de peso, as atividades aeróbicas são bem mais eficientes que a musculação. Ou seja, quem precisa emagrecer deve investir em atividades como corrida ou caminhada rápida.

Porém, atividades como as praticadas na academia com o uso dos aparelhos, conhecidos como exercícios de resistência, são fundamentais para dar força a musculatura, acelerar a queima de calorias e auxiliar no processo de emagrecimento.  Além disso, resultam em importantes benefícios, como a regulação das taxas de glicose e de colesterol no sangue. Esse controle glicêmico contribui positivamente para o bom funcionamento fisiológico, o que garante disposição física e mental para adaptação do corpo às condições físicas exigidas para perda de peso.

Como garantir que vou realmente emagrecer?

Para que um programa de emagrecimento dê certo é necessário a compreensão da integração entre mente e corpo. Perder peso não é nada fácil. Mesmo que seja a curto, médio ou a longo prazo. Atingir essa meta requer esforço, mudanças de hábitos alimentares e condicionamento físico e mental; pois, a cabeça precisa está preparada para que o corpo consiga mudar. Pesquisas confirmam bons resultados, mas é preciso se esforçar e manter o foco no objetivo proposto.

Por quanto tempo devo me exercitar?

O tempo de dedicação das atividades depende dos objetivos de cada pessoa. Por isso, é preciso fazer uma avaliação profissional para descobrir qual atividade atenderá melhor a sua necessidade. Em geral, a caminhada ou a corrida deve ser feita de 3 a 5 vezes por semana, num ritmo acelerado e em horários regulares para facilitar a adaptação aos exercícios. Outra dica é associar atividade aeróbica (corrida e caminhada) com a anaeróbica (musculação) que, juntas,  poderão trazer resultados mais rápidos e eficazes.

 

 

 

Faça sua Avaliação

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votes, average: 3,00 out of 5)
Redes Sociais

Faça seu Comentário