Emagrecer,Propriedade dos Alimentos,Saúde

Benefícios do cacau para a sua saúde

dietaesaude_cacau

 

 

 

 

 

 

 

 

O cacau é um fruto que teve origem na America Central, mas se popularizou no Brasil desde do seculo XVIII. É mais facilmente cultivado na Bahia e em alguns estados do nordeste brasileiro. Quase tudo do fruto é bem aproveitado. Até a casca já é utilizada para confecção de artesanato no norte e nordeste do país. A polpa serve para doces e sorvetes. Mas, são as sementes torradas e trituradas que se transforma no cacau em pó, de sabor mais amargo, o qual se transforma no chocolate que conhecemos. Esse pó puro e de sabor amargo é o melhor do cacau devido as propriedades benéficas à saúde que ele contém.

 

BENEFÍCIOS DO CACAU:

Possui  importantes propriedades, mas a mais importante delas são os antioxidantes: polifenóis e flavonoides presentes no cacau atuam na prevenção de  doenças cardiovasculares. Os antioxidantes ajudam a retardar o envelhecimento, pois aceleram a renovação celular e dos tecidos.

Além disso, esse fruto é rico em magnésio, ferro, cromo, zinco, manganês, cobre; ou seja, praticamente todos os minerais que o corpo necessita.

O cacau possui ainda o Triptofano, que estimula os níveis de serotonina aumentando  a sensação de bem-estar. Este é um dos motivos pelos quais, as mulheres, principalmente nos períodos de TPM, têm tanta predileção por chocolates. O triptofano, ao produzir mais serotonina acalma e alivia as sensações do estresse, que comumente afeta as mulheres nesse período.

Mesmo tendo propriedades tão importantes para a saúde, chocolates devem ser consumidos com moderação. Além do teor de gorduras, algumas marcas de chocolate ao leite chegam a ter 90% de açúcar em sua composição, o que os tornam bastante calóricos e inimigos das dietas.

Mas, para quem está em programa de redução de medidas, uma boa opção são os chocolates diet ou light ou ainda o chocolate amargo. As versões “amargo” possuem maior teor de cacau e menos gordura e açúcar.

Tags: