Siga e compartilhe

Benefícios da Vitamina C para emagrecer

vitamina-c-emagrecer

vitamina-c-emagrecer

 

Não é de hoje que sabemos o quanto a Vitamina C é benéfica para a saúde: Melhora as defesas do organismo, ajudando no combate à infecções, auxilia no combate dos radicais livres, proporcionando uma pele saudável e jovem. O grande problema porém, é que a maioria das pessoas não consomem a quantidade ideal diária de Vitamina C, também chamada de ácido ascórbico.

Mas quem sabe, uma novidade descoberta recentemente possa motivar as pessoas a consumirem mais vitamina C: Ela pode ser uma grande aliada para emagrecer. Isso mesmo que você leu. Incrível né?! Segundo um estudo americano realizado em setembro de 2011, dois grupos de voluntários foi dividido:

Apenas um dos grupos recebia altas doses de vitamina C e o resultado foi surpreendente. Ao final do teste, o grupo que consumiu a vitamina C perdeu 30% mais gordura do que aquele que não consumiu.

Segundo os especialistas, o motivo da vitamina C levar à perda de peso é que ela ajuda na produção de um aminoácido chamado L-carnitina, responsável em transformar a gordura ingerida em energia. Quanto mais a L-carnitina é produzida, mais eficiente será o processo metabólico e a queima de gordura.

Sendo assim, comprovou-se que quando não consumimos adequadamente a vitamina C, podemos estar contribuindo para o ganho de peso e acúmulo de gordura corporal. A solução portanto é incluir uma maior quantidade de vitamina C na alimentação, ou através da suplementação, supervisionada por um médico.

Outros benefícios da vitamina C:


  • Qual a dose diária recomendada de Vitamina C ?
    Ajuda na produção de colágeno;
  • Contribui para a saúde dos ossos e articulações.
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Aumenta a absorção do ferro no organismo;
  • Reduz os riscos de anemia ferropriva;
  • Contribui para a produção de hormônios anti-estresse, adrenalina, noradrenalina e interferon;
  • Protege o organismo contra os efeitos nocivos da poluição;
  • Diminui o risco de câncer;
  • Evita a formação de hematomas;
  • Acelera a cicatrização de feridas e de queimaduras.
  • Previne a formação a aterosclerose;
  • Promove a coagulação sanguínea correta;

A dose diária recomendada de vitamina C é entre 75 e 90 mg, e para fumantes é de 35mg a mais por cada cigarro fumado, porém muita vitamina C se perde durante a digestão ou quando se toma certos medicamentos. Portanto, alguns profissionais aconselham uma dose entre 100 e 120 mg para adultos saudáveis.

A falta de vitamina C no organismo pode levar à uma série de doenças como escorbuto e gengivite, além de um aumento de riscos por doenças como gripes e resfriados. Já em grandes doses, superiores a 2.000 mg pode-se ocasionar vários efeitos colaterais diversos como diarréia, cólicas ou dores de estômago.

Principais alimentos fonte de vitamina C

As frutas cítricas são ricas em vitamina C como laranja, limão, romã, acerola, abacaxi, caju, tangerina, goiaba, morango, kiwi, pitaya, papaia. Mas há também legumes e vegetais folhosos que também contém Vitamina C, embora em menor quantidade. Exemplos: Pimentão, tomate, agrião, salsa, bertalha, couve, rúcula.

Faça sua Avaliação

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Tags
Redes Sociais

Faça seu Comentário