Siga e compartilhe

Aprenda a combinar os alimentos e tenha sucesso na dieta – Parte 1



Os alimentos que necessitamos para nos manter saudáveis são classificados conforme os nutrientes que eles contêm. Os principais nutrientes são as vitaminas e sais minerais, proteínas, carboidratos (açúcares) e os lipídios (gorduras).

Logo, a  combinação destes é o segredo para a boa saúde e a longevidade de vida. Todos os nutrientes são igualmente importantes e desempenham funções específicas na saúde.

Porém, o excesso de um ou de outro desses nutrientes ou os erros na combinação deles é que descontrola o organismo. O resultado dessas falhas são as doenças, a obesidade, o estresse e a depressão.

Nutricionistas e pesquisadores da indústria de alimentos defendem em unanimidade que não importa a quantidade do alimento, mas sim,a combinação deles para trazer resultados satisfatórios em dietas de emagrecimento ou em tratamento de doenças.

A vantagem de combinar alimentos não é somente a redução de peso, mas principalmente a melhoria das funções do organismo, já que a combinação resulta numa importante desintoxicação e que estimula o funcionamento do aparelho digestivo.

Outro ponto importante é que, exceto em casos de doenças metabólicas,  não existem  alimentos proibidos. Todos são permitidos, desde que combinado corretamente.

Só por exemplo, não se deve misturar alimentos ácidos com carboidratos na mesma refeição: suco de laranja e pão devem ser evitados porque aumentam a fermentação lática, acumula gases intestinais e atrapalha a absorção de nutrientes, além de acumular as gorduras devido à absorção lenta desse nutriente.

Evite tomar líquidos junto as refeições. Atrapalha a digestão e aumenta a possibilidade de aumentar as gorduras localizadas e o peso. Tome água regularmente durante o dia e, de preferência, 2 horas antes e duas horas após as refeições principais.

Observe abaixo uma tabela com Dicas de refeições  combinando os alimentos para quem precisa perder calorias. As opções são para substituir o café da manhã ou lanche da noite.

Opção de refeições  light combinadas durante 7 dias da semana:

domingo
1 xícara de chá sem açúcar
4 torradas de pão integral
2 fatias de queijo fresco magro
segunda
1 copo de iogurte desnatado diet
1 fatia de pão integral
1 colher (sobremesa) de geléia diet

(ATENÇÃO. Continua em “Aprenda a combinar os alimentos e tenha sucesso na dieta – Parte 2”)


Faça sua Avaliação

Redes Sociais

Faça seu Comentário