Emagrecer,Saúde

Alimentos que desintoxicam o organismo – Parte 1

alimentos-que-reduzem-o-cancer

Manter o organismo limpo, ou seja, livre de impurezas ou intoxicações é fundamental para que ele funcione normalmente e esteja menos exposto ao risco de certas doenças. E, a boa notícia é que o uso frequente de alguns alimentos podem naturalmente exercer essa função de limpeza.

Mas, quais são e quais as propriedades desses alimentos considerados tão poderosos?

Antes de listar os alimentos, vale lembrar que algumas pessoas recorrem ao uso de medicamentos ou procedimentos específicos para limpar o organismo. Mas, a alimentação balanceada  e a adoção de hábitos alimentares saudáveis são bem importantes, principalmente para quem precisa emagrecer, manter o peso e ter uma vida saudável e feliz.

A desintoxicação ou a limpeza é o processo de eliminação dos excessos e das toxinas acumuladas no organismo.

Mas, o que são toxinas? São substâncias nocivas encontradas em aditivos, conservantes, corantes, adoçantes ou mesmo na poluição. Se por um lado, a alimentação pode causar intoxicação, por outro lado, existem alimentos como frutas e grãos, que ajudam a desintoxicar o organismo de forma natural e saudável.

Veja a continuação da Lista de alimentos desintoxicadores:

arroz-integral

ARROZ INTEGRAL – Rico em fibras, o arroz integral faz o intestino funcionar melhor e favorece a eliminação de toxinas, mantendo a pele saudável.

maça
MAÇÃ – A maçã é rica em fibras, que funcionam como esponja dentro das artérias limpando o sangue do colesterol. É recomendada para diminuir e tratar doenças do estômago, bexiga e rins. O ácido úrico, que retém líquidos no organismo,  pode ser desintegrado por substâncias presentes na maçã.
mel
MEL – Além de adoçar sucos e chás, o mel pode ajudar a tratar muitas doenças, como gripe, asma, amigdalite e bronquite. Delicioso e fresco ainda auxilia problemas de circulação e dos músculos.
melancia
MELANCIA – A melancia tem propriedade refrescante e diurética. Uma ótima receita é preparar o suco de melancia com gengibre, outro poderoso desintoxicante.

laranja

LARANJA –  Rica em vitamina C e fibras, a laranja tem ação desintoxicante e auxilia o funcionamento intestinal, principalmente quando ingerida com o bagaço (é no bagaço que as fibras estão presentes).

 

Outra boa dica para limpar e desintoxicar o organismo é fazer um jejum de 24h à base de água. Ou seja, ficar 24h apenas tomando água pura. Esse procedimento traz ótimos resultados porque o organismo será reidratado pela água pura, vai descansar durante esse período, além de eliminar as toxinas acumuladas.Mas, tenha cuidado! Pessoas com problemas de saúde como Hipoglicemia, Pressão Baixa ou que usam remédios diários não podem fazer jejum prolongado.

(Veja também: Alimentos que desintoxicam o organismo – Parte 2)

Tags: