Propriedade dos Alimentos,Saúde

Alimentos que combatem o câncer de colo de útero

alimentos_pimetao_Dsaude (2)

O câncer de colo uterino acomete quase 40% das mulheres brasileiras e é uma doença que tem causado bastante preocupação pelo aumento do número de casos.

A doença atinge mais as mulheres com idade maior que 40 anos, apesar de ter incidência em jovens também.  O câncer surge  por uma lesão conhecida como neoplasia intra-epitelial cervical (NIC).  O HPV (Vírus do Papiloma Humano) é o agente causador do câncer uterino. O HPV é transmitido sexualmente e pode ficar inerte no organismo por longo período. A forma de prevenção do HPV é pelo uso da camisinha durante o ato sexual. Alguns tipos desse vírus também podem ser transmitidos pelo sexo oral. Além do câncer de útero, tipos específicos do vírus HPV causam também câncer na boca e na garganta.

Nas mulheres, a prevenção e o diagnóstico do HPV e do câncer uterino é pela realização do exame de Papanicolau (ou preventivo ginecológico) periodicamente. Mas, em homens (e também nas mulheres) o HPV pode ser diagnosticado pelo exame de sangue específico. Em casos mais avançados, a doença se manifesta pela presença de lesões no aparelho genital ou na boca.

A lesão por HPV pode ser tratada, desde que seja descoberta antes de evoluir para o câncer. Quanto mais cedo o diagnóstico, maior as chances de cura.

Qual a relação entre alimentação e câncer de útero?

A Universidade São Paulo – USP,  liberou recentemente dados de uma pesquisa na qual verificou que mulheres que consumiram mais folhas verde-escuras, vegetais como pimentão e brócolis, frutas de cor amarela apresentaram menos riscos de desenvolver o câncer.

O licopeno, presente no tomate, principalmente, também se mostrou eficaz como coadjuvante na prevenção da doença.

Segundo os pesquisadores, os carotenóides e antioxidantes auxiliam na destruição de radicais livres no organismo, o que deixa a defesa imune do organismo mais resistente e com mais chance de resistir aos ataques da doença.

 

 

Cancer de colo uterino_Dsaude

Tags: