Siga e compartilhe

Alimentos enlatados: doenças e ganho de peso.

Enlatados_Dietaesaude

Enlatados_Dietaesaude

No mundo moderno, dificilmente as pessoas conseguem se livrar totalmente de alimentos industrializados. Por mais que se tente, é praticamente impossível, ante a dependência de alguns deles para complementar a alimentação.

Mesmo assim, quanto mais próximo do natural, melhor a alimentação. E, isto é importante tanto em questões de saúde, como em estéticas. Estudos comprovam que o excesso de sal e o alto teor calórico em alimentos em conserva, enlatados e similares tem se tornado o vilão de muitas dietas de emagrecimento. O sal atrai água, faz inchar, piora a circulação e força o trabalho das células e tecidos de todo o organismo.

Além disso, ainda há o risco à saúde devidos à presença de aditivos químicos:  houve um considerável aumento do Bisfenol-A,  substância usada no revestimento plástico interno dos enlatados, especialmente de sopas e produtos como feijões e alimentos prontos. O Bisfenol é utilizado para revestir as embalagens porque evita que os líquidos provoquem ferrugem na lata.

Os coordenadores da pesquisa confirmaram a relação entre o Bisfenol-A e o descontrole de hormônios em mulheres. Em alguns países, a substância já é proibida. Na União Européia, por exemplo,  produtos industrializados a base de plástico e que contenha o Bisfenol-A é expressamente proibido. Na Dinamarca, mamadeiras plásticas são proibidas; pois, o aquecimento do leite libera o Bisfenol-A presente no revestimento desse tipo de  mamadeira.

Pesquisadores alertam que os fabricantes de enlatados aumentaram muito a quantidade de Bisfenol-A no revestimento plástico interno das latas e de outras embalagens nas últimas décadas, o que coloca em risco a saúde da população.

E, já estão confirmados a ligação do Bisfenol-A com o surgimento de doenças cardíacas, diabetes e problemas hormonais em mulheres. Além, da questão do excesso de sal e de calorias, o que está diretamente associado ao aumento de peso, convém evitar  produtos enlatados por motivos de saúde também.

Faça sua Avaliação

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Redes Sociais

Faça seu Comentário