Siga e compartilhe

Alerta: queijo branco tem mais sal que os outros queijos.



Queijo.branco.temmais.sal

Um dos alimentos que mais contém sal é um dos mais comuns na mesa dos brasileiros, principalmente entre quem faz dieta: estamos falando do queijo minas  (tipo frescal) ou queijo branco. Mas, este tipo de queijo, apesar de ter menos gordura que o queijo amarelo, possui  505 mg de sódio em apenas 100 gramas.

Segundo pesquisa da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, outros destaques na Lista é o macarrão instantâneo (do tipo miojo), o queijo parmesão, a mortadela e a azeitona em conserva. Os alimentos industrializados, em geral, contêm muito sal e aditivos químicos para mantê-los conservados por mais tempo.

É preciso ter cuidado com esses pequenos detalhes, já que eles podem se transformar em grandes problemas de saúde no futuro. O excesso de sal no organismo aumenta as chances de desenvolvimento de doenças cardíacas como o AVC – Acidente Vascular Cerebral  (ou o derrame cerebral)  e o Infarto do miocárdio, que são condições  relacionadas a alteração da pressão do sangue e, por isso, força o coração a realizar mais trabalho que o normal.

Outras doenças como problemas renais, tumores e risco de obesidade são associadas também ao teor de sódio nos alimentos.

A OMS – Organização Mundial da Saúde estabelece que a quantidade de sódio (ou sal de cozinha) que se deve consumir diariamente é de apenas 2 gramas. Porém, no Brasil, a população consome bem mais que essa quantidade: em média, 12 gramas de sal por dia. Ou seja, 6 vezes mais que o recomendado. Essa informação foi confirmada em 2010 pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

DICAS PARA DIMINUIR O SAL DOS ALIMENTOS

1. Comparar o rótulo dos produtos. O mesmo produto pode variar o teor de sal, conforme a marca.

2. Antes de colocar mais sal num alimento, experimente e confira se realmente é necessário. Isto ajuda a ir acostumando o paladar dos alimentos ao menor teor de sódio.

3. Prefira consumir mais comidas frescas e substituir o sal por temperos naturais. A adição de limão, azeite, alho, cebola e tempero verde são boas opções para garantir o sabor sem muito sal.

4. Adicione frutas nas saladas. Misture frutas e legumes. Use a criatividade e mantenha uma dieta mais saudável. Frutas ácidas como laranja, caqui, kiwi e abacaxi combinam muito fácil com alface, por exemplo.


Faça sua Avaliação

Redes Sociais

Faça seu Comentário