Siga e compartilhe

ALERTA: Obesidade pode causar câncer



Dietaesaude_cancer2 (2)

 

Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, no ano de 2050 30% da população mundia vai morrer de câncer. Os dados são alarmantes, mas a previsão é de que os casos da doença aumente em 75% até 2030. São dados assustadores; mas, será que existe alguma maneira de reduzir esses índices?

Existem diversos fatores que provocam o câncer: herança familiar, tabagismo, mutações genéticas, fatores ambientais, alimentação e estresse. Ou seja, exceto a influência genética, todos os outros fatores poderiam ser evitados se as pessoas refletissem um pouco mais em seu estilo de vida.

Você pode está se perguntando porque o estresse figura nesta lista. O estresse faz parte do cotidiano de todos nós, por isso devemos procurar amenizar o efeito dele sobre a saúde física e mental. O estresse em excesso, aliado aos maus hábitos alimentares, diminuem a defesa do organismo, o que torna uma porta de entrada para diversas doenças, inclusive o câncer. Se além dos dois fatores citados, o indivíduo for fumante e tiver sono irregular, os riscos para o câncer aumentam em mais 30%.  Se houver casos de cânceres na família, as chances dobram para 60%.

Lembre-se, o câncer não é causado apenas por um fator isolado, mas pela somatória deles.   Mas, a obesidade compromete o funcionamento dos órgãos e expõe o organismo ao maior risco de doenças graves, incluindo o câncer.

Entretanto, há alternativas que podem retardar o surgimento da doença.  Uma boa alimentação e algumas mudanças nos hábitos do cotidiano, como praticar exercícios físicos para reduzir o peso e dormir 8 horas por dia podem fazer muita diferença. E, incluir porções diárias de legumes, verduras e frutas também faz bem e reduz ainda mais o risco de câncer.  Opte por frutas com vitamina C, um antioxidante natural e rica em fibras e licopeno, substâncias que protegem contra diversas doenças e retardam o envelhecimento precoce. Dica: em porções iguais, a goiaba, acerola e o caju possuem bem mais vitamina C que a laranja.

No Brasil, os cânceres mais comuns são o de boca, faringe, laringe, esôfago, estômago, pulmão, pâncreas, próstata nos homens e de útero nas mulheres.

Observe o quadro abaixo sobre os fatores de influência no surgimento do câncer:

Alimentação.por.fase.da.vida_Dietaesaude.P

 


Faça sua Avaliação

Redes Sociais

Faça seu Comentário