Siga e compartilhe

Adulto precisa de leite? Saiba mais!



Osteoporose_Dsaúade

 

 

 

 

 

 

 

 

Será que adultos precisam mesmo de tomar leite? Ou esse alimento é importante somente para crianças e idosos?

Existe uma ampla discussão  sobre os benefícios do leite e de seus derivados para o adulto. Alguns defendem   que consumir leite e produtos lácteos ajudará a prevenir a osteoporose, mas especialistas já descobriram que os nutrientes presentes no leite  não faz muita diferença para o adulto, já que podem ser encontrados em maior quantidade em outros alimentos.  E ainda há aqueles que acreditam que a opção pelo leite fará pouco para evitar a fraqueza e a perda óssea, além de  realmente contribuir para outros problemas de saúde devido ao teor de gordura e açúcar presente que ele contém. Na verdade, o leite é bem eficaz somente na fase infantil, quando o organismo da criança ainda está em formação e não convém oferecer a ela alimentos sólidos e de difícil digestão.

Estudos confirmam que as fontes naturais de cálcio – os alimentos, mas não o leite – devem ser a primeira escolha desse mineral. Ou seja, optar por cálcio em suplementos sintéticos não é aconselhável, exceto em casos de doenças graves, nas quais a deficiência desse mineral incorre em risco de vida.

Além das funções normais exercidas no desenvolvimento  de ossos e dentes,  o cálcio  atua como controlador de ações enzimáticas necessárias ao funcionamento ideal do tecido muscular e das reações cerebrais. Logo, o organismo humano não sobrevive sem uma quantidade mínima de cálcio. Mas, além do leite, muitos alimentos são também fontes de cálcio e podem ser opção para quem não gosta de leite, não pode utilizá-lo ou quer emagrecer,

Para as dietas de emagrecimento, mesmo o leite desnatado pode não ser uma boa escolha. Ele ainda possui alto teor de gordura e de açúcar, o que o classifica como alimento calórico.

 

Vantagens e desvantagens do leite:

  • O leite é rico em gordura saturada, aumenta o peso e o risco de doença cardíaca.  Mas, existem alternativas de  queijos com menos gordura. Os queijos brancos, tipo cottage são menos calóricos.
  • A maioria do leite contém altos níveis de estrogénio . Pelas tecnologias modernas, as vacas são ordenhadas continuamente grávidas durante mais de 300 dias por ano. Quanto mais tempo a vaca estiver grávida, mais hormônios ela terá no leite. Esse excesso de hormônio pode acelerar ou retardar a ação dos hormônios humanos e aumentar os índices de doenças.
  • Muitas pessoas são intolerantes à lactose: a lactose, um açúcar encontrado no leite e nosprodutos lácteos pode não ser bem tolerado por algumas pessoas. Essa intolerância implica em cólicas, flatulência, gases e diarreia. Além do desconforto que provoca, a intolerância à lactose também pode interferir com a absorção de cálcio do leite.

Faça sua Avaliação

Redes Sociais

Faça seu Comentário